segunda-feira, 19 de março de 2007

Tomar água na hora da Comida Engorda?


Pessoal,


A partir de hoje passo a apresentar para vocês uma nova seção: Pergunte a um Cientista.


Nessa seção procurarei responder àquelas dúvidas que tosdos têm sobre temas do nosso dia-a-dia envolvendo biologia.



Envie, também suas dúvidas para que eu possa respondê-las!


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Ingerir Água Na Hora das Refeições Engorda?


Está na hora da refeição e você não sabe se bebe ou não um copo de água ou suco para acompanhar. Beber ou não beber? Será que vai dar barriga? Será que vai prejudicar a digestão?


Bom, em primeiro lugar, água não engorda. Água não tem nenhuma caloria, portanto não engorda. O que acontece é que as pessoas não tomam água junto das refeições, e sim tomam refrigerantes e bebidas açucaradas. E isso engorda!



Existem profissionais que acreditam que não se deve tomar líquidos, (incluindo a água) junto das refeições porque ela diluiria o suco gástrico, prejudicando assim a digestão.


Outros dizem, que a água é absorvida no exato momento em que é bebida, portanto não existe como ela prejudicar a digestão.


Beber durante a refeições não dá barriga. Não é a ingestão de água que dá barriga. É que a pessoa come mais e engorda. Quando se bebe, come-se mais. É mais fácil comer bebendo do que comer sem beber.


A sensação de que o estômago está vazio é mais precoce quando há ingestão do líquido durante a refeição. A pessoa vai ficar com fome mais cedo. Para quem quer emagracer não é uma boa. Porém, existem trabalhos que mostram que a pessoa que toma líquido durante a refeições, vai se saciar mais rapidamente e terá uma necessidade menor de alimentos. Isso poderia até ajudar no tratamento de perda de peso.



Ingerir um pouco de líquido durante as refeições não é tão problemático assim. "Desde que não seja sempre", diz a médica especialista em nutrição, Carla Valéria de Alvarenga Antunes. O mais indicado, segundo ela, é beber uma hora antes e uma hora após as refeições.

Já para a nutróloga Alice Amaral, não há problema em beber sempre, desde que não ultrapasse a quantidade de 200ml. "Você não vai comer uma comida a seco, não é? Mas se você bebe muita água, você mastiga menos que deveria", diz.



Em um ponto as duas concordam: tomar refrigerante não traz benefício em momento algum. É melhor sempre evitá-lo, seja antes, durante ou depois das refeições. Além de engordar, ajuda no aparecimento das temidas celulites. Os apropriados são os sucos naturais ou água.



Muitas pessoas comem fibras para facilitar a digestão. Contudo, se você ingerir água ou qualquer outro líquido, a fibra vai passar mais rápido pelo intestino, diminuindo sua função. Outro problema é que o estômago produz o ácido clorídrico que é bem concentrado para digerir os alimentos. A água dilui este ácido e prejudica sua atividade, que acaba atuando menos em cima do alimento.



Quem possui problemas como refluxo, esofagite, gastrite, hérnia de hiato e outros problemas na mucosa gástrica, ingerir líquidos não é nada apropriado. "Quanto mais líquida a refeição, na hora que o estômago contrai é mais fácil do alimento, misturado a água, refluir para o esôfago, causando esofagite", explica Carla. "Se a pessoa possui alguma patologia digestiva, a ingestão de líquido pode atrapalhar. É uma questão de bom senso", diz Alice.


Existem, contudo, casos de pessoas que devem ingerir líquido durante as refeições, como aquelas que não têm saliva, como quem passou por radioterapia ou quem não produz saliva. "Essas pessoas têm que beber, porque a digestão começa na boca. Quem não tem saliva, até para deglutir é muito difícil", afirma Alice Amaral.



Tomar liquidos junto das refeições, é um hábito, e como todo hábito, é muito difícil de ser mudado, aconselho portanto a moderar a ingestão de liquidos durante as refeições evitando exageros. Muitas pessoas gostam de tomar água ou outros líquidos durante as refeições para "limpar" as suas papilas gustativas e assim apreciar melhor o sabor dos alimentos consumidos.



Tomar suco natural e nao tomar refrigerantes é uma troca valiosa, ja que refrigerantes fornecem apenas calorias, enquanto que um copo de suco, muitas vitaminas e minerais.


É importante frisar que, tirando a hora das refeições, temos que tomar dois litros de água por dia.

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17 comentários:

Evelise - 1º Alfa disse...

Adorei essa matéria...muito interessante..realmente isso causa dúvidas...

Anônimo disse...

Jerry, muito legal essa matéria! Agora... eu li uma vez que tomar água(somente) durante a refeição, causa barriga, mas temporária... isso é verdade?
1 abraço
Caio 1º Beta

Anônimo disse...

oPA Jerry !! Adorei !!!
hauhau ! eu tinha essa duvida cruel viu ! hauahua
agora vou dar ate uma amenizada nisso ja q uns afirmam q sim e outros q nao... hehe
mais ta bom ! de qualquer maneira preciso parar de beber muito liquido ! e ah ! nao é guaraná ! ahahu
é suco natural ! hehe

kissus ! ate maid !

Bruna Barbon
1° Beeeetaa !!!!

Mayara 1° Beta disse...

Nossa Jery adorei essa matéria,realmente acho que muita gente tem dúvidas sobre isso... Bjoo

Anônimo disse...

Jerry adorei essa materia!!!
sempre tive essa duvida!!!

Thais 1° Beta

Liliana 1alfa disse...

muito boa a materiaa...
sempre tive essa duvida...
mais nao tenho muito habito de comer bebendo algo..
t+

elton disse...

adorei esse blog muito legal. parabéns. estou conpastilhando essa informacão com colegas de sala . da UVA sobral( universidade estadual vale do acaraú curso de zootecnia) valeuuuuuuuuuuu

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Anônimo disse...

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