quinta-feira, 29 de março de 2007

Lipídeos












Lipídios







Compostos orgânicos insolúveis na água porém solúveis em solventes orgânicos.



Desempenham diversas funções como produtores de energia (na falta de glicose), componente das membranas celulares, além de isolamento de órgãos.



Formados por ácidos graxos. Ácidos carboxílicos de cadeia longa. Os ácidos graxos saturados não possuem duplas ligações e geralmente são sólidos à temperatura ambiente. Como exemplos, temos gorduras de origem animal. Os ácidos graxos insaturados têm uma ou mais duplas ligações e geralmente líquidos à temperatura ambiente, óleos de origem vegetal.



- Classificação dos lipídeos:
- Triacilgliceróis: ligação de 3 moléculas de ácidos graxos (geralmente diferentes) com o glicerol.



Tem como função reserva energética.
- Fosfolipídeos: Ácidos Graxos e fosfato. Os mais importantes são derivados do glicerol. São importantes na estrutura das membranas celulares.
- Lipoproteínas: Associação entre lipídeos e proteínas. Transportam os lipídios no plasma. Como exemplos mais importantes, temos a LDL (Lipoproteína de baixa densidade) e HDL (lipoproteína de alta densidade). A LDL é importante transportadora de colesterol e está associada à denominação “Colesterol Ruim”, pois está associada a um aumento do risto de infarto do miocárdio.
- Esfingolipídios: Também formadores das membranas celulares. Formados por ácido graxo + esfingosina.



Nenhum comentário:

Free Web Counters
thrifty car rental discount coupons