quinta-feira, 8 de março de 2007

Entrevista com uma outra Enfermeira

Pessoal,

É com prazer que publico uma entrevista com a Enfermeira Regiane Teodoro.
Diferentemente, da Enfermeira Mariza, recém-formada, Regiane já se formou há algum tempo e possui uma experiência profissional desenvolvida na área de Enfermagem em Passos.
Acredito que será uma ótima oportunidade para vocês poderem conhecer um pouco mais sobre essa profissão.

Boa leitura!


------.....------


1) Conte um pouco sobre você.
Meu nome é Regiane, tenho 29 anos, sou casada e tenho dois filhos, chamados Rafael - com seis anos - e Ana Clara - de 1 ano. Nasci e cresci em Passos e, desde pequena, sou fascinada com hospitais. Interessava-me principalmente pelo bloco cirúrgico e tudo relacionado com essa parte dos hospitais me encantava muito. Quando adolescente montei um grupo de “jovens cientistas” e nos reuníamos duas vezes por semana para tentarmos fazer experimentos de biologia. Depois consegui autorização para assistir as aulas de anatomia da enfermagem e ficava horas apenas observando as aulas deslumbrada com aquele “mundo mágico”. No colegial sempre fazia as feiras culturais na área de biologia e colecionava medalhas. Sempre participava com muito prazer e entusiasmo. Posteriormente fiz faculdade de biologia, porém percebi que não era o que queria e resolvi, então, fazer enfermagem.










2) Onde e quando você se formou?
Me formei em 2004 na Faculdade de Enfermagem de Passos (FESP/UEMG).








3) Quais foram as maiores dificuldades que você enfrentou durante a sua faculdade?
Tenho adoração por crianças e já dei aula para o maternal, porém só gosto quando elas estão sadias. Como não gosto e não me sinto bem em ver as criancinhas doentes, esta foi minha maior dificuldade na enfermagem. Na disciplina de pediatria não tive nenhum problema, me sai muito bem, mas nas aulas práticas da pediatria não gostei nada do que vi e acabei me envolvendo muito.








4) Conte para a gente o que ocorreu desde que você se formou. Foi fácil conseguir o seu primeiro emprego? E seus amigos, você tem notícias se foi fácil ou difícil para eles conseguir conquistar o primeiro emprego?
Formei em dezembro/2004 e em fevereiro de 2005 já estava trabalhando no CAPSII (Centro de Atenção Psicosocial) de Passos. A ansiedade é muito grande para se começar a trabalhar, porém para mim foi mais fácil conseguir emprego uma vez que a minha área de atuação (psiquiatria) não é muito concorrida. Contudo, para meus colegas que optaram por PSF a concorrência foi bem maior. Já os meus colegas que foram para o norte de Minas conseguiram emprego muito fácil e estão ganhando um salário muito melhor.













5) Atualmente aonde você trabalha? E o seu salário, satifaz as suas necessidades e está dentro do valor que você esperava ganhar?
Ainda trabalho no CAPSII e a única diferença é que em 2006 prestei o concurso público da Prefeitura de Passos e fui aprovada. Assim pude continuar a trabalhar no mesmo lugar, porém o meu salário era melhor antes do concurso (ganhávamos 1600,00) e hoje ele abaixou para 1200,00.










6) O que você considera ter melhorado profissionalmente após esse período trabalhando como enfermeira?
Aprendi a trabalhar em equipe, algo que é muito interessante e prazeroso quando todos estão envolvidos em um único objetivo. Aprendi a ter mais confiança no meu trabalho e a acreditar no que faço. Quando me formei fiquei insegura e tinha medo de não saber o que fazer,porém com o tempo esta insegurança foi passando e ganhei mais experiência.


7) Conte para gente como é o dia-a-dia em seu emprego? Que habilidades você acredita que são necessárias para alguém trabalhar como enfermeira?
Meu trabalho e com pacientes psiquiátricos (a clientela do meu CAPSII é de neuróticos e psicóticos graves). Sou responsável pelo controle, administração e distribuição da medicação e tenho dois técnicos de enfermagem que em auxiliam. O CAPS trabalha muito com grupos terapêuticos, assim sou responsável por alguns grupos e faço parte de outros grupos com outros profissionais.
Para ser enfermeira é preciso ter muita paciência, ser sempre humana. Porém, saber ouvir talvez esta seja a principal habilidade para um enfermeiro. O paciente, às vezes, precisa apenas de um olhar, um carinho, um gesto de apoio ou apenas que você pare, escute-o e seja solidário com sua dor.










8) Você aconselharia alguém a fazer um curso de enfermagem? Porque?
E claro que sim!É um curso muito interessante e te abre um leque enorme de oportunidades, dá para trabalhar em varias áreas como saúde pública, hospitalar, desenvolvimento de pesquisas, ensino, empresas (enfermagem do trabalho),etc.













9) Quais são seus planos profissionais para o futuro?
Estou fazendo uma pós-graduação em álcool e drogas pela UNIFESP e pretendo fazer a prova de mestrado na USP (em Ribeirão Preto) no final deste ano em psiquiatria.










10) Defina em uma palavra ou frase o que a enfermagem representa para você.
Enfermagem é um compromisso com a VIDA... É saber CUIDAR com respeito e dignidade...









------.....------

3 comentários:

Anônimo disse...

muito boa a entrevista...
a emfremagem é mesmo uma profissao muito boa...
mas nao faz meu estilo...nao tenho muita paciencia...
heheheheheh
t++

Anônimo disse...

oi jerry, muito legal a entrevisra, mas eu tbm nem tenhu paciencia...

Anônimo disse...

Anna Flávia 1ºAlfa
Jerry, eu queria uma entrevista na area de veterinaria....pq eu pretendo seguir carreira ou nessa area ou na de otorrino e tbm geriatria, pq meu pai eh(otorrino) e eu num sei ainda muito sobre as outras areas por isso quero ser informada.....
Ah e num eskeci dos vestibulares seriados(inscriçõe, documentos necessarios, etc)...
t+

Free Web Counters
thrifty car rental discount coupons