segunda-feira, 26 de março de 2007

O Primeiro dos Vestibulares Seriados: o PAS da UnB


O Programa de Avaliação Seriada (PAS) foi idealizado, em 1985, pelo diretor do Serviço de Seleção do Vestibular (antigo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos - Cespe), Lauro Morhy. A proposta foi apresentada e aceita pelo então reitor Cristovam Buarque. Porém, o projeto não saiu do papel, pois o ministro da Educação não o aprovou. Apenas dez anos depois, as discussões sobre o programa recomeçaram.




Em março de 1995, foi constituída uma comissão mista para discutir as formas alternativas de ingresso na universidade. O documento final produzido por essa comissão foi encaminhado ao reitor João Cláudio Todorov em junho do mesmo ano, e serviu como base para a criação do projeto.


A partir daí, começou o trabalho de redação do PAS para a apreciação do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (CEPE). Na realidade, a discussão só havia começado. Para cumprir o proposto, era preciso integrar a universidade com os professores de ensino médio. Para isso, houve reuniões semanais com professores do ensino médio e da UnB, a fim de indicar conteúdos relevantes para avaliação dos estudantes. Desses fóruns abertos, surgiu o primeiro edital do PAS.


Em 1996, o programa foi implementado e a primeira prova realizada. Três anos mais tarde, os primeiro alunos entraram na UnB pelo novo processo seletivo.



O PAS avalia o conhecimento dos alunos ao término de cada série do ensino médio. A média dessas três notas resulta na classificação. A idéia é estimular melhorias no ensino médio e favorecer os candidatos.


No ano seguinte, a comissão apresentou à reitoria a minuta do edital da terceira etapa do Subprograma 1996. Ele incluiu a prova discursiva em língua portuguesa, que aborda conteúdos das diversas disciplinas. Essa interdisciplinaridade das provas é uma característica marcante do PAS.








Dúvidas sobre PAS

O que é o PAS?
O Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) foi criado há 10 anos como uma alternativa ao vestibular tradicional, para selecionar, de maneira sistemática e gradativa, futuros estudantes da UnB. Seu alicerce é a integração da educação básica com a superior, visando à melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis. O processo seletivo é realizado em três etapas, avaliando, ao final de cada ano letivo, apenas alunos matriculados no ensino médio. A média das três notas obtidas resulta na classificação dos candidatos

Quem pode participar do Programa?
Todos os alunos matriculados no ensino médio regular de três ou quatro anos. O processo seletivo é realizado em três etapas, sempre no final de cada ano letivo. Quem perde a 1ª etapa, no entanto, ainda pode participar das 2ª e 3ª etapas.

Quantas vagas são oferecidas pelo Programa?
50% das vagas oferecidas para cada curso de graduação da UnB, no primeiro semestre de cada ano letivo, destinam-se aos candidatos inscritos no PAS


Quem define, hoje, os objetos de avaliação que norteiam a elaboração das provas?
Os objetos de avaliação das provas, assim como a forma de cobrá-los, são definidos por comitês formados por educadores, tanto de escolas públicas quanto de particulares, e por professores


Em que momento o aluno opta pelo curso de graduação a que deseja concorrer?
A opção pelo curso de graduação é feita somente na 3ª e última etapa do Programa, por isso, não há relação candidato/vaga nas duas primeiras etapas

O aluno que perdeu a 1ª etapa pode participar do PAS normalmente?
Sim. O candidato que perde a 1ª etapa pode fazer as duas seguintes, mas ele ficará com nota zero na primeira, que tem peso 1. A 2ª etapa (peso 2) e a 3ª etapa (peso 3), por sua vez, são obrigatórias.

Como as provas são estruturadas?
Como nas edições anteriores, as provas para a 2ª etapa (Subprograma 2005) e para a 3ª etapa do PAS (Subprograma 2004) terão 150 itens, divididos em dois blocos de conhecimentos: • Linguagens e Códigos e Ciências Sociais: Artes (Visuais, Cênicas e Música), Língua Estrangeira (Língua Inglesa, Língua Francesa ou Língua Espanhola), Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia e História; • Ciências da Natureza e Matemática: Biologia, Química, Física e Matemática.


Como serão as provas da 1ª etapa (Subprograma 2006)?
A partir do subprograma 2006-2008, as provas não serão subdivididas em áreas do conhecimento. As questões serão multidisciplinares, com itens que transcendem conteúdos específicos, exigindo do aluno conhecimento global e capacidade crítica. Além disso, as obras de literatura exigidas não serão listadas à parte, mas inseridas no contexto dos objetos de conhecimento, abrindo espaço para outros tipos de leituras, como artigos e livros de cultura geral. Outra inovação está relacionada a Artes. A partir desse subprograma, o PAS trará questões tanto de Artes Cênicas quanto de Artes Visuais e Música e não apenas de uma dessas disciplinas separadamente. Assim, no ato da inscrição, o estudante precisará optar somente pela Língua Estrangeira de preferência, parte da prova que permanece como sempre foi.




****...<<...>>...****

10 comentários:

Anônimo disse...

oiii
nossaa parece ser mt bom issoo..
deve valer mt a pena fazer...
estou pensando em fazer concerteza..
t+
=]

Anônimo disse...

Oiiii Jerry!!
Adorei a matéria...
Não to tendo muito tempo de entrar aqui.Mais por geral gostei de todas as postagens.Em espacial a que está falando da faculdade de Viçosa.Muito interessante!
Abraços!!
Flávia!
1 Alfa!!

Anônimo disse...

vale a pena se for metade das vagas destinada aos alunos que o fazem
Rodrigo Alfa

Anônimo disse...

oi jerry... eu queria tira uma duvida minha sobre a matéria do bloco sexta. as tabelas sobre carboidrato, precisa saber td aquilo (da tabela)??
obrigada..
até +!!

Anônimo disse...

Jerry
muito interessante a materia ..
ahh mt legal ..vale a pena tentar hehe
Sobre os exercicios .. vai colocar as resoluçoes nu blog ???
ahhh e se der pra vc dar algum tipo de dica pra prova de sexta ..
muito obrigada|!

bjus

Anônimo disse...

Jerry...tambem gostei muito e quero fazer...
passei por aquii
abraçoss
Isadora 1 beta

Anônimo disse...

Oi Jerry!!!
É bem interessante e vale a pena fazerr!!
To pensanu seriamente em fazee sim...
Bjos
Yasmim 1 beta

Anônimo disse...

Mtuuu bom!!

Pretendo faze o max q der!!

t+ jerry

Anônimo disse...

o jerry to danu uma passadiunha por aki
abraço

Anônimo disse...

Jerry,obrigada! muito boa a ideia de fala do PAS, tinha muitas dúvidas..

Free Web Counters
thrifty car rental discount coupons