sábado, 31 de março de 2007

Conhecendo a Nossa Casa tem Mais uma Entrevista!








Pessoal,



Hoje teremos o prazer de conhecer um pouco mais sobre a professora Rosália Barbosa. Rosália tem uma dupla função no CIC: é professora dos garotinhos e menininhas do Introdutório de 6 anos e ao mesmo tempo é assistente de classe da quinta série do Ensino Fundamental ao Terceiro Ano do Ensino Médio.



Rosália é uma das responsáveis pelo cuidado e efiència que nossa escola tem com seus alunos.



Além disso, Rosália está diretamente envolvida com o FIAP e poderá nos contar mais sobre ele.

.
.
.


1) Conte um pouco sobre você (família, formação, interesses, etc.)
Meu nome é Rosália Maria Lemos Barbosa, tenho 41 anos, sou casada há 16 anos e tenho duas filhas lindas: Ana Flávia de 14 anos e Ana Clara de 12.
Sou formada em Pedagogia, tenho especialização em Orientação Educacional e Pós-Graduação em Psicopedagogia.
Há 12 anos trabalho como professora, mas antes disso fui bancária por quase 10 anos. Gosto de fazer bem tudo o que me proponho fazer, sou muito preocupada e dedicada, mas sei que tenho muito a aprender.
.
.
2) Há quanto tempo você trabalha aqui no CIC? E quais são especificamente as suas funções?
Aqui no CIC, este é o meu segundo ano. Ano passado trabalhei com as primeiras séries Alfa e Beta do Ensino Fundamental. Amei! Foram duas turmas maravilhosas e tinha como parceira (pluridocência) um pessoa que hoje respeito muito pela competência, bondade, companheirismo e amizade: a professora Júlia. Este ano ganhei outra companheira espetacular, na primeira série de 6 anos ou série introdutória que é a professora Mirley. No período matutino estou como assistente de classe da quinta série do Ensino Fundamental ao Terceiro Ano do Ensino Médio.
.
.
3) Você trabalha ou já trabalhou em outros lugares? Qual é a diferença do CIC para esses locais?
Já trabalhei na Escola Francina de Andrade da rede municipal, no Colégio Tiradentes da Polícia Militar e no Educandário Sr. Bom Jesus dos Passos. Todas escolas publicas. A diferença do CIC para as outras escolas está na estrutura física, visivelmente mais arrojada, espaçosa e confortável; na organização e disponibilização de pessoal e material para a qualidade do nosso trabalho e principalmente no fato de ser uma escola católica cristã preocupada em evangelizar através da educação.
.
.
4) Como é trabalhar com as crianças pequenas e ao mesmo tempo cuidar dos mais velhos? Há muita diferença?
Está sendo uma experiência completamente nova para mim. As crianças são mais carinhosas, dependentes, simples, espontâneas. Os jovens, mais críticos, independentes, às vezes auto-suficientes, sem deixar de serem divertidos, criativos, alegres, talentosos e quando amigos, amigos de verdade.
.
.
5) Quais são as coisas boas do seu trabalho? E as ruins?
O melhor de tudo é “conviver”, viver junto com tanta gente bacana: povo de Deus. É bom ver os frutos do nosso trabalho, por exemplo quando um aluno começa a ler.
Momentos ruins fazem parte da vida, servem para o crescimento, amadurecimento e santificação do ser humano.
Não gosto quando erro e de alguma forma prejudico o bom funcionamento das coisas, é ruim ver as pessoas, principalmente os alunos não cumprindo seu papel, jogando fora o tempo que é precioso.
.
.
6) Como é ver as crianças que um dia passaram por sua sala de aula, se tornarem adultos e profissionais de sucesso?
“ Não sei, ainda não vi nenhum, sou jovem ainda. Essa pergunta me faz sentir muito velha. Ah!Ah! brincadeira!”
É maravilhoso quando encontro um ex-aluno como o Ivan Abreu, por exemplo,que foi meu aluno no pré e hoje faz o Segundo Colegial aqui no CIC, toca violão, é um jovem engajado na Igreja, e como ele vários outros se tornaram pessoas de bem.
De alguma forma me sinto parte da formação ou da história de cada um. Espero que alguma coisa boa eu tenha deixado em cada um deles.
.
.
7) Explique para a gente o que é o FIAP e qual é a importância desse sistema para o dia-a-dia dos pais e alunos.
FIAP que dizer Ficha Individual de Avaliação Periódica. É um serviço valioso para pais e alunos. Um instrumento de reflexão e tomada de consciência para os alunos e para os pais, um instrumento de acompanhamento da vida escolar de seus filhos. Para os pais que trabalham muito e não têm tempo de vir à escola, ficou fácil ajudar e orientar seus filhos. O FIAP está longe de ser um “dedo-duro” que quer prejudicar o aluno
.
.
8) Quais são seus planos e projetos para o futuro?
Sempre penso e planejo um futuro mais próximo.
- Vou trabalhar muito para esse projeto: assistente de classe e FIAP sejam um sucesso e, se possível, fazer algum curso de aperfeiçoamento.
- Pretendo propiciar uma viagem de presente de 15 anos para minha filha.
- Pretendo me dedicar para o bom desempenho dos meus alunos do Introdutório.
- Gostaria de viajar com minha família no final de ano
.
.
9) Que mensagem você daria para os nossos alunos do Colegial?
“ Tudo lhe é permitido, mas nem tudo convém, por isso buscai as coisas do alto”.
......<<..>>......

7 comentários:

Jerry disse...

fala chará visita meu blog tb
abrasso

Anônimo disse...

oii
estive por aki..
e li a entrevista...
t+

Anônimo disse...

oi jerry... passei por aqui
bjo

Anônimo disse...

Oi jerry adorei a entrevista com a Rosalia,ela é supr gente boa não é msm???
Valew bjooooo

Anônimo disse...

“ Tudo lhe é permitido, mas nem tudo convém, por isso buscai as coisas do alto”.

Essas palavras sempre me comoveram... São palavras de uma das últimas pregação do padre Léo...

Anônimo disse...

ooo jerry mtu legal a entrevista

Anônimo disse...

Nossa amei a entrevista,com quem também né?
Sou fâ da Rosália...
E me comoveu coma a frase do padre Léo:

“ Tudo lhe é permitido, mas nem tudo convém, por isso buscai as coisas do alto”.

Flavia 1 Alfa

Free Web Counters
thrifty car rental discount coupons