terça-feira, 20 de março de 2007

E Morar em Viçosa, Interessa?


Viçosa localiza-se em Minas Gerais a cerca de 230 Km de Belo Horizonte. A cidade possui uma população estimada em 2004 era de 194.624 habitantes. Contudo, a contagem da sua população se torna muito confusa devido a flutuação gerada pela presença dos estudantes universitários que superam o número dos 12.000. Muitos ficam na cidade apenas para graduação, outros continuam para mestrado, doutorado, projetos de pesquisa, etc.








A cidade descobriu sua vocação, o ensino, e hoje conta com várias faculdades além - é claro - da forte presença da Universidade Federal de Viçosa, fundada, pelo então Presidente do Estado de Minas Gerais e futuro Presidente da Repúplica, Artur da Silva Bernardes, nascido nesta cidade. Cidade da cultura e do conhecimento devido a presença da Universidade Federal de Viçosa e de mais 3 outras instituições de ensino superior: ESUV, Faculdade de Viçosa e UniViçosa.








Toda a vida da cidade gira em torno da educação. Viçosa é sede de bons colégios e outras escolas de primeiro e segundo graus e de preparação para o vestibular. Viçosa, tem poucas indústrias e ter indústrias não é a vocação desta cidade incrustada entre montanhas. Entretanto, é uma cidade de ótimos médicos, dentistas, advogados, educadores e outros profissionais que se instalaram aqui, e transformaram Viçosa num pólo prestador de serviços.









Vários restaurantes, pizzarias e choperias. Tres shoppings e um área comercial bem localizada com muito movimento. Como um dado interessante, apresenta a 4ª maior relação veículo/habitante do estado de Minas Gerais, sendo estimada em 1 carro para cada quatro habitantes.E também, apresenta-se como a 4ª cidade mineira a apresentar maior numero de edificações com mais de 5 andares.








A Universidade Federal de Viçosa (UFV) é uma Universidade pública e é um centro reconhecido principalmente as ciências agrárias. universidade é divida em centros e estes são divididos em departamentos, que são responsáveis pelos cursos de graduação e pós-graduação. Os Cursos na área Biológica são: agronomia, bioquímica, ciência e tecnologia de latiínios, ciências biológicas, educação física, engenharia ambiental, engenharia agrícola, engenharia de alimentos, medicina veterinária, nutrição, gestão de agronegócios e zootecnia.




Quanto a Viçosa, eu posso dar meu testemunho pessoal: estive na cidade (que não é bonita não!!) por um mês fazendo um estágio na UFV. A Universidade é uma das mais bonitas (se naão for a mais...) que conheci no Brasil e tudo na cidade gira em torno da UFV (festas, vida cultural, etc.). Garanto que aqueles que optarem por Viçosa irão gostar!






...<<<>>>...

6 comentários:

Anônimo disse...

oi jerry... axo a universidade de viçosa mto bonita msm, ja vi algumas fotus de la q meu pai axo num site... ele fez engenharia agronoma la... eh enorme... mtoo bonita.. gostei desse artigo q vc coloco
te+!

Bruna do 1º alfa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna do 1º alfa disse...

A universidade de Viçosa é muito bonita...infelizmente não vou querer fazer la pois não tem o curso que eu quero...
continue assim mostrando as faculdades...
beijos
Bruna do 1º alfa

Anônimo disse...

Oi Jerry...
aki é a Luma do 1° Alfa
acho a universidade de Viçosa muito bonita...já fui lá uma vez..minha prima se formou em Nutrição lá!
Continue mostrando as faculdadas de outros lugares...
t+

Anônimo disse...

oii Jerry...
nossa la parece ser muito bom mesmo...
e la tem muitos cursos na area de biologicas..o que pretendo fazer...
continue mostrando as cidades das universadades..
t+

Anônimo disse...

Vamos ser realistas?
1- em termos de cultura, não há nada em Viçosa senão micaretas. o que existe em termos culturais foi construído pela minoria dos estudantes que batalharam para que existisse alguma expressão cultural na cidade: O Bloco (maracatu); Cine Carcará (cinema de boa qualidade); entre outros poucos.
Viçosa tá looooooooooooooonge de ser a cidade da cultura e do conhecimento.
2- O ensino é de boa qualidade nas escolas particulares caríssimas (Anglo, Equipe e cia) , pois as públicas, onde estudam os "nativos", como os universitários gostam de os denominar, estão literalmente caindo.
3-"Ótimos médicos" já é sacanagem!! No hospital público não se faz nem o "preventivo"!!
Os profissionais "prestadores de serviços" cobram o olho da cara por isso, como em qualquer lugar. Ai de quem for "nativo" e precisar de algum serviço dessa gente.
4- Vários restaurantes, pizzarias, etc, onde uma batata rechada é 12 reais. Tudo caríssimo, mas se o objetivo é atender aos universitários cheios da grana, então beleza.
5-A área comercial "bem localizada" é uam zonaaaa, suja, cheia de lixo,pior que a Baixada Fluminense. Não possui uma árvorezinha, nem parece que se estuda arquitetura na UFV.
6- Esse número de 1 carro p 4 habitantes tornou o trãnsito de Viçosa o PIOR da região. Além de ser uma babilônia, o trãnsito não anda por causa da qtdade de carros para ruas tão pequenas!! Agora, vai ver quantos carros são dos "nativos" que estão indo ao trabalho e quantos são de estudantes folgados que pegam o carro p andar de casa à universidade (a maioria mora no centro, e precisa andar no máximo 800m até a UFV). Claro que nossa classe ganha de mil a zero.
7- Edificações!! Além das belas casas antigas estarem sendo engolidas pelos prédio vermelhões (vai ter mal gosto assim lá em viçosa), a especulação imobiliária é um horror. Para morar em um quarto SEM sala no centro,(onde na sua porta provavelmente há outro prédio sendo construído e há lixo pela rua toda)vc tem que desenbolsar nada menos que R$650,00.
-Qto à UFV, precisaria de um testamento p falar dela. deixa p lá.

Jerry, creio que em Um mês vc não pôde perceber esses "poréns", não é... mas é a realidade. Estudo Eng. Florestal lá há 2 anos, e me mudei p um sítio recentemente pq não aguentava mais tanta bagunça. A universidade realmente é linda, mas penso muito nos "nativos",que vivem em uma cidade que não possui integração nenhuma com a universidade, que estão sendo empurrados p periferia da cidade e não tem lugar nestes " 3 shoppings", a não ser para serem empregados e servir aos estudantes, cada vez mais alienados e ignorantes.
As coisas podiam ser muito melhores se a UFV desviasse seu olhar um pouco mais para a cidade de Viçosa.
Espero que se alguém que está lendo isso pensar em um dia estudar na UFV, que venha para a mudança, para ajudar a melhorar o que está errado. Mas, se for para ser mais um carro tocando axé pelas ruas e jogando lixo nos "nativos", como a maioria faz, então pode continuar aí mesmo.
Flora Agni

Free Web Counters
thrifty car rental discount coupons