domingo, 9 de setembro de 2007

Osmose




Osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico importante na sobrevivência das células.




A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos) através de uma membrana semipermeável, ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem de moléculas de água mas impedem a passagem de outras moléculas.



A osmose pode ser dividida em dois tipos:
exosmose: o fluxo de água é feito do interior para o exterior;
endosmose: o fluxo de água é feito do exterior para o interior.




endosmose: é o movimento resultante das forças de capilaridade no suporte. Ocorre quando o suporte é colocado em contato com o tampão. A solução é aspirada pelas extremidades do suporte e no centro deste haverá o equilíbrio. Após ligar o aparelho, a endosmose aumenta devido à evaporação do solvente e é, portanto, mais intensa nas extremidades do suporte.



eletrosmose: É o movimento de corrente líquida derivada do fato de serem os suportes eletronegativos em relação à água e, esta torna-se eletropositiva em relação aos suportes. Quando se aplica o campo elétrico, o suporte sendo fixo e a água móvel, haverá uma migração para o polo negativo. A eletrosmose é constante em toda extensão da fita e unidirecional.






A osmose ajuda a controlar o gradiente de concentração de sais em todas as células vivas. Este tipo de transporte não apresenta gastos de energia por parte da célula, por isso é considerado um tipo de transporte passivo. Esse processo está relacionado com a pressão de vapor dos líquidos envolvidos que é regulada pela quantidade de soluto no solvente.



Quando uma célula é colocada num meio hipertônico em relação ao seu citoplasma, esta perde volume através de osmose (estado de plasmólise). Em hemácias, o fenómeno é conhecido como hemólise. Porém, quando colocada em meio hipotônico (como por exemplo, água destilada), a célula aumenta o volume (estado de turgência).



Nas células animais, por vezes, a entrada de água supera a elasticidade da membrana plasmática e a célula sofre ruptura (lise celular). Esta situação não se dá em células vegetais devido à existência de parede celular constituída por celulose, que lhe confere rigidez.
.....X.....

14 comentários:

Anônimo disse...

passei por aqui e li a postagem sobre osmose......

Anônimo disse...

aoo jeeryy
isso vai ajudar um poquinhoo praa prova...
valeu !!!
Guilherme Pereira 1ºBeta

Anônimo disse...

gostei deste resumo ki vc passou aki

flw

Anônimo disse...

oi jerry!!!
isso vai ajudar na prova..
legal a materia...

=]

Anônimo disse...

Oi jerry!
gostei do resumo!
vai ser muito util pro estudoo!

beijo!
Lilia
1ºalfa

Anônimo disse...

Jerry,passei por aqui...
o blog ta legal!

Anônimo disse...

Muito legal!!!

esses resumos sao otimoos


falou jerry abraço

Anônimo disse...

valeu jerry esse comentário foi da hora grande abraço...

Unknown disse...

Ótima explicação sobre osmose!

Anônimo disse...

Me ajudou... mais ajudaria mais se vc colocasse os desenhos e as explicações da difusão simples, difusão facilitada e do transporte ativo aoskopakspoakspoakpsokaposk

Vleo

Yasmin Teoddoru's

Anônimo disse...

Desculpa aoksoapksopakspoaksp
Não tinha visto, mais o que eu precisava estava logo acima aoskaopskapokspoakspoakspokap

desculpa novamente ;D

Yasmin Teoddoru's

Anônimo disse...

seu trbalho muito otimo. Serve para ajudar muitas pessoas que tem dificuldade em biologia, entre outras matérias. flw

Anônimo disse...

só a galera da sacraÊTA Q EU VO FALAR O André.hahhahahhahahahha

Anônimo disse...

Esse resumo da osmose resoveu a minha questões!

Free Web Counters
thrifty car rental discount coupons