quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Difusão

Difusão simples



É um tipo de transporte passivo (não há gasto de energia celular) de um soluto através da membrana afim de estabelecer a isotonia, ou seja, alcancarem a mesma concentraçao, pois o movimento é a favor de um gradiente de concentração.


Ela é feita através de um soluto APOLAR pequeno (ou seja, com até 24 átomos compondo sua molécula), que penetra através da membrana, pois assim possui afinidade com camada polar da membrana fosfolipídica.


Através da bicamada lipídica da membrana, sem envolver proteínas carreadoras. As principais substâncias que se movem por este processo são principalmente gases como O2, N2 e CH4.


Difusão facilitada

É uma modalidade de difusão - transporte passivo: do meio mais concentrado, para o meio menos concentrado -, em que as moléculas atravessam a membrana celular com a assistência de uma proteína transportadora específica localizada em alguma membrana biológica.


Assim, este tipo de difusão se diferencia dos demais uma vez que sua velocidade de difusão tende a uma velocidade máxima constante a medida que se aumenta a concentração da substância a ser difundida.


O mecanismo responsável por limitar a velocidade da difusão facilitada se embasa no fato da substância transportadora ligar-se a uma parte específica da proteína transportadora (um sítio específico). Dessa forma, quando todos esses sítios estiverem "ocupados", não adianta aumentar a concentração da substância a ser transportada.


É premente para o aumento da velocidade que antes tais sítios sejam desocupados, para que a proteína tenha atividade. Entre as substâncias, que atravessam as membranas biológicas por difusão facilitada, destacam-se a glicose e grande parte dos aminoácidos. o nome da enzima facilitadora: Permease


......X......

4 comentários:

Anônimo disse...

já li essa postagem
flw

Anônimo disse...

Jerry! Obrigada pelos resumos.
até mais.

Anônimo disse...

Jerryy passei por aqui



t+

Anônimo disse...

Li a postagem
o blog tá super legal!
t+

Free Web Counters
thrifty car rental discount coupons