domingo, 10 de junho de 2007

Você Conhece a História da Descoberta do DNA ?

No dia 28 de fevereiro de 1953, um cientista britânico entrou em um bar de Cambridge gritando para os amigos que havia "descoberto o segredo da vida". Tratava-se de Francis Crick que, juntamente com um jovem bioquímico americano chamado James Watson, havia desvendado a estrutura do DNA.



A descoberta só foi conhecida pelo mundo dois meses depois, no dia 25 de abril daquele ano, quando foi capa da revista Nature. A partir daí, os cientistas e a sua descoberta entraram para a história da Humanidade, valhendo-lhes o Prêmio Nobel de Medicina em 1962.



A ciência mudou depois da descoberta da estrutura básica do DNA, a molécula de dupla hélice que guarda todas as informações genéticas dos organismos dentro das células. Se hoje se fala em Projeto Genoma Humano, clonagem e transgênicos - com todas as polêmicas que essas questões envolvem - foi graças aos estudos de Watson e Creek.



São várias as aplicações do DNA, e o futuro da molécula é ao mesmo tempo facinante, promissor, polêmico, e, muitas vezes, aterrorizante.



Os avanços que a descoberta do DNA representou à sociedade são muitos, e, quanto mais pesquisas nessas áreas ocorrerem, maiores eles podem ser.




Graças ao DNA, por exemplo, mães solteiras ganharam o direito de ter seus filhos reconhecidos pelos pais, com o apoio da Justiça.



A molécula também ajudou a solucionar crimes e identificar mortos.


Um segundo exemplo seria que, mesmo com a polêmica envolvendo a questão dos transgênicos, os cientistas garantem que em breve poderão criar alimentos mais nutritivos e cuja plantação trará menos impacto ao meio ambiente - o que, em tese, poderia resolver o problema da fome.



Graças à descoberta ao DNA também surgiu o Projeto Genoma Humano, que decifrou o "Livro da Vida" - todos os cerca de 30 mil genes que compõem o organismo humano.Isso permtiu com que a causa de várias doenças fossem descobertas, assim como tratamentos para elas, corrigindo o gene responsável pelo problema - o que enche os olhos da indústria farmacêutica. Em alguns casos, doenças podem ser até previstas antes de acontecer, auxiliando o tratamento.





O próximo passo do Projeto Genoma Humano é o Projeto Proteoma, no qual os cientistas identificarão as proteínas produzidas pelos genes, que fazem o organismo funcionar, o que ajudará a entender melhor o que compõe o homem.



O estudo do DNA não apenas mostraria o que homem é, mas também de onde ele veio, e por que ele é o único animal racional a habitar a Terra. O cientista alemão Svante Paabo, por exemplo, já fez vários avanços no estudo do cérebro humano, avaliando genes que encontram-se ativos apenas no cérebro.



Esses mesmos genes existem em parentes próximos do homem, como o chimpanzé. Mas no organismo dos macacos aparentemente não têm função alguma.




A tese de Svante Paabo, muito provável, é que esses genes foram os responsáveis pelo cérebro "mais inteligente" dos seres humanos.



Paabo também se interessa pelo passado humano. É dele a descoberta que o Homem de Neandertal é muito diferente do homem moderno e, portanto, não seria seu ancestral direto, como durante anos se pensou.




Tudo isso graças ao DNA, que Paabo conseguiu extrair de fósseis de Neandertal.


Cientistas acreditam que um melhor entendimento do DNA também vai ajudar a entender os mistérios da mente humana, fazendo pesquisadores compreenderem por que alguém fica deprimido, desenvolve um comportamento violento ou torna-se esquizofrênico.



Explicar até que ponto esses problemas são apenas biológicos, comportamentais ou uma junção dos dois fatores pode melhorar sensivelmente a qualidade de vida humana.


Nenhum aspecto do DNA, no entanto, cria tanta polêmica quanto a clonagem humana.




Se a clonagem do primeiro mamífero, a ovelha Dolly, em 1997, surpreendeu positivamente o mundo, o anúncio em dezembro de 2002 de que cientistas teriam clonado o primeiro ser humano provocou choque.



Mesmo sem ainda ter comprovado que a clonagem tenha sido realizada - e tendo hábitos um tanto estranhos como acreditar que o homem descende de extraterrestes, ou que o Conde Drácula está vivo - a Clonaid (empresa que teria clonado o bebê) pode ter realmente realizado a experiência.




É grande a polêmica sobre os aspectos éticos da clonagem humana.



Os críticos acreditam que experiências como a clonagem podem acabar no hábito de se fabricar bebês em laboratório, escolhendo a cor dos cabelos, certas aptidões e formas de inteligência.



Mas o mais preocupante da clonagem é que bebês apresentem problemas incontornáveis, justamente porque a técnica ainda não é amplamente dominada. Isso iria de problemas mentais até câncer e deformidades físicas.



Afinal, para Dolly nascer foram necessárias pelo menos 300 tentativas. E a ovelha precisou ser sacrificada recentemente porque sofria de envelhecimento precoce - uma possível conseqüência da clonagem.


A maior parte dos cientistas que lidam com a manipulação celular é contra a clonagem humana. Resta saber se continuarão sendo contra quando a técnica for amplamente dominada.


Espera-se que o DNA ainda gere muitos debates nos próximos anos.



...<<<...>>>...

5 comentários:

Anônimo disse...

Valeu demais o resumo jerry!
abraçao!
Flavia 1 alfa

Anônimo disse...

....

Unknown disse...

Que bom q vc fez os resumos!!
Mas ficou tudo tão grandee! =P
...

Anônimo disse...

legal a historia do DNA
mais nao sei se essa ideia de clonar seres humanos vai da muito certo..a ciencia ainda tem muito o que estudar...para que os clones nao nascem com muitos problemas de saude...

t+
=]

Anônimo disse...

e otimo a minha filha seria pervilegiada pois ela tem paralisia celebral talvez estaria ai a cura....

Free Web Counters
thrifty car rental discount coupons