Osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico importante na sobrevivência das células.
A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos) através de uma membrana semipermeável, ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem de moléculas de água mas impedem a passagem de outras moléculas.
A osmose pode ser dividida em dois tipos:
exosmose: o fluxo de água é feito do interior para o exterior;
endosmose: o fluxo de água é feito do exterior para o interior.
exosmose: o fluxo de água é feito do interior para o exterior;
endosmose: o fluxo de água é feito do exterior para o interior.
endosmose: é o movimento resultante das forças de capilaridade no suporte. Ocorre quando o suporte é colocado em contato com o tampão. A solução é aspirada pelas extremidades do suporte e no centro deste haverá o equilíbrio. Após ligar o aparelho, a endosmose aumenta devido à evaporação do solvente e é, portanto, mais intensa nas extremidades do suporte.
eletrosmose: É o movimento de corrente líquida derivada do fato de serem os suportes eletronegativos em relação à água e, esta torna-se eletropositiva em relação aos suportes. Quando se aplica o campo elétrico, o suporte sendo fixo e a água móvel, haverá uma migração para o polo negativo. A eletrosmose é constante em toda extensão da fita e unidirecional.
A osmose ajuda a controlar o gradiente de concentração de sais em todas as células vivas. Este tipo de transporte não apresenta gastos de energia por parte da célula, por isso é considerado um tipo de transporte passivo. Esse processo está relacionado com a pressão de vapor dos líquidos envolvidos que é regulada pela quantidade de soluto no solvente.
Quando uma célula é colocada num meio hipertônico em relação ao seu citoplasma, esta perde volume através de osmose (estado de plasmólise). Em hemácias, o fenómeno é conhecido como hemólise. Porém, quando colocada em meio hipotônico (como por exemplo, água destilada), a célula aumenta o volume (estado de turgência).
Nas células animais, por vezes, a entrada de água supera a elasticidade da membrana plasmática e a célula sofre ruptura (lise celular). Esta situação não se dá em células vegetais devido à existência de parede celular constituída por celulose, que lhe confere rigidez.
.....X.....
14 comentários:
passei por aqui e li a postagem sobre osmose......
aoo jeeryy
isso vai ajudar um poquinhoo praa prova...
valeu !!!
Guilherme Pereira 1ºBeta
gostei deste resumo ki vc passou aki
flw
oi jerry!!!
isso vai ajudar na prova..
legal a materia...
=]
Oi jerry!
gostei do resumo!
vai ser muito util pro estudoo!
beijo!
Lilia
1ºalfa
Jerry,passei por aqui...
o blog ta legal!
Muito legal!!!
esses resumos sao otimoos
falou jerry abraço
valeu jerry esse comentário foi da hora grande abraço...
Ótima explicação sobre osmose!
Me ajudou... mais ajudaria mais se vc colocasse os desenhos e as explicações da difusão simples, difusão facilitada e do transporte ativo aoskopakspoakspoakpsokaposk
Vleo
Yasmin Teoddoru's
Desculpa aoksoapksopakspoaksp
Não tinha visto, mais o que eu precisava estava logo acima aoskaopskapokspoakspoakspokap
desculpa novamente ;D
Yasmin Teoddoru's
seu trbalho muito otimo. Serve para ajudar muitas pessoas que tem dificuldade em biologia, entre outras matérias. flw
só a galera da sacraÊTA Q EU VO FALAR O André.hahhahahhahahahha
Esse resumo da osmose resoveu a minha questões!
Postar um comentário