2) Conte para a gente o que ocorreu desde que você se formou. Foi fácil conseguir o seu primeiro emprego? E seus amigos, qual foi a área preferencialmente escolhida por eles para trabalhar? Por que você decidiu se dedicar ao ensino?
Ao me formar, decidi voltar para a minha terra natal (PASSOS-MG), pois desde a minha ida para Belo Horizonte em 1978 com a finalidade de fazer o cursinho pré-vestibular e após ingressar na Universidade (1979) trabalhava nos hospitais da capital mineira como: Hospital São Tarcisio, Maternidade Otaviano Neves e Maternidade Odete Valadares, tinha pouca oportunidade de rever meus familiares que aqui permaneceram. Assim, voltei à Passos porque a FESP havia recém criado a Faculdade de Enfermagem e necessitava de docentes. Ao chegar fui convidada pelo Professor Manoel Beraldo, um dos idealizadores da FAENPA para ministrar as aulas de Pediatria. Ao mesmo tempo, recebi proposta para trabalhar nas Santas Casas de Misericórdia de Passos, de Alpinópolis-MG e de Cássia-MG.
Decidi desde o início dedicar integralmente à Faculdade de Enfermagem de Passos, já que tinha cursado Licenciatura e fui incentiva pelos meus mestres a entrar para a área de Ensino o que muito contribui para a minha decisão pela docência. A maioria dos meus colegas foram absorvidos pela área hospitalar devido a grande carência do profissional nestas instituições e poucos pela docência.
3) Desde quando você se tornou Diretora da Faculdade de Enfermagem da FESP∕UEMG? É uma experiência inédita para você? Conte-nos o que você desenvolvendo nesse período e quais são seus planos futuros.
Ao assumirmos a direção, fizemos uma parceria com a Coordenação do Programa Saúde da Família e incentivamos a participação de 42 alunos à assumirem o estágio extra-curricular durante 12 meses nos 17 PSFs da cidade de Passos_MG com o objetivo de adquirir conhecimentos e habilidades numa ação integrativa com o Serviço de Saúde do Município e com a Comunidade para implantação de projetos participativos que possam reverter na melhoria das condições de vida da população. Entre os nossos projetos futuros estão a modernização da grade curricular, implantação de novos cursos de Pós-graduação e incentivo aos trabalhos de pesquisa e extensão, importantes pilares que sustentam a Universidade.
O Curso de Enfermagem de Passos-MG é muito procurado por estudantes de diversas regiões do País, pela seriedade e compromisso com o ensino aprendizagem do corpo docente, pela titulação dos mesmos, sendo que 95% são mestres e 60% são doutores. Pela atualização freqüente da grade curricular e pelas múltiplas oportunidades nos estágios curriculares e extra-curriculares. Os investimentos em livros, atualização de professores e em equipamentos são uma constante, tornando uma Faculdade bastante atraente dentro da Universidade. A planilha de custos da Universidade é bastante enxuta, tornando uma mensalidade bastante acessível quando comparada a muitas outras da região e de outras distantes no Estado e no País. Oferecemos atualmente 3 Cursos de Pós-graduação: Administração em Serviços de Saúde – Enfermagem em Neonatologia e Programa Saúde da Família. A relação de candidatos / vaga é de 9 / 1 sendo a procura de 90% do sexo feminino, na sua maioria jovens com um ideal profissional e muita expectativa em relação ao mercado de trabalho que ainda é muito promissor. Sobre os destino dos nossos alunos, temos um banco de dados recém-criado em que registra que muitos são aprovados nos Cursos de Pós-graduação da USP , com média de 05 ao ano. Existe uma alta inserção de nossos alunos no mercado de trabalho das cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Ribeirão Preto, Franca, Cidades do Norte de Minas e muitas outras da região de Passos.
Os estudantes que procuram a FAENPA tem um diferencial de cursar uma Faculdade que se preocupa com o SER HUMANO em sua totalidade. Tanto os alunos quanto os conteúdos ministrados pelos nossos docentes, o SER HUMANO é colocado sempre como o centro de nossas atenções e em torno da qual gira todas as nossas atividades. Possuímos uma posição privilegiada pela alta aceitação de nossos alunos nos diferente tipos de Serviços de Saúde onde realizamos os estágios curriculares desde os primeiros períodos do Curso. Contamos com uma Equipe de Professores comprometida com a qualidade do Ensino-aprendizagem num relação aluno / professor bastante democrática e humana, fazendo do aluno sujeito e não um expectador de sua aprendizagem. Para os alunos que queiram ingressar no curso de Enfermagem, sugerimos uma reflexão sobre o “CUIDAR” objeto de trabalho do Enfermeiro, pois trata-se primeiramente de voltar-se para si, cuidar de si, do seu tempo, e depois do outro, do meio que nos cerca, respeitando, valorizando, amando e vivendo plenamente a vida, para serem verdadeiros “CUIDADORES”.
O campo de trabalho é muito diversificado, podendo o Enfermeiro trabalhar como autônomo: consultoria; auditorias; clinicas particulares com atendimentos à idosos, gestantes, crianças, hipertensos, diabéticos, cuidados de doentes crônicos e degenerativos entre outros e na área da educação. Pode, ainda, trabalhar em: hospitais públicos ou privados, Clínicas, Centros de convivência infaltil, APAEs, Serviços de Saúde Pública tais como: Ambulatórios, PSFs, Pronto Socorro, Serviços de Saúde da Aeronáutica, Marinha, Exército, Escolas de Nível Superior e Escolas Profissionalizantes, Órgãos de Classe, entre outros.
O cotidiano de trabalho do Enfermeiro envolve diferentes atividades, tanto em relação a assistência ao paciente/cliente como atividades ligadas à gerência dessa assistência. Como gerente da unidade hospitalar ou clinica, ele deve planejar, organizar, coordenar, avaliar todas as ações que envolvem a assistência ao paciente/cliente. E, para tanto, são necessários o conhecimento teórico-prático, a postura ética, o trabalho em equipe, o respeito, a solidariedade, a liderança, a educação permanente, a cooperação, segurança, honestidade, motivação, comprometimento e a credibilidade são habilidades que o profissional deve possuir.
6 comentários:
ó dona Tania delfraroo
mãe do espetoo
Apesar de eu nao me interessar por enfermagem a entrevista foi legal.
=]
beju
cool
Olha a mãe do Thiago ai!!
Adorei a entrevista...
Bjos Flavia 1 Alfa.
passei por aki....
mt boa a entrevista...
t+
...oi Jerry
passei por aqui... e li a entrevista...
Postar um comentário