quinta-feira, 14 de junho de 2007

Links

Pessoal,

mais duas vídeo-aulas estão no YouTube. São as duas primeiras partes da aula da apostila dois sobre proteínas.

Os links são a: http://www.youtube.com/watch?v=vy0H5yfA2_U
b: http://www.youtube.com/watch?v=1U_UathSByQ
estou agora postando a terceira eultima parte dessa aula.
Para procurar as apresentações vocês podem também buscar no YouTube pelas palavras-chave: jerry ou CIC-Passos (atenção a barra não é subscrita!).

Mandem, por favor comentários para o blog contando o que vocês acharam...
Até o final da noite irei postar todas (ácidos nucléicos e fotossíntese e respiração celular inclusive). Aguardem!!!


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Os Vídeos


Pessoal,


Já estou transformando os vídeos e colocando no YouTube, conforme combinamos. Já coloquei no YouTube um vídeo sobre proteínas (http://www.youtube.com/watch?v=5_qQ4m0sopk).


Visitem o vídeo e me digam o que acharam!


Como a colocação desses vídeos no site é um processo muito lento e trabalhoso, vou levar todo o dia conseguir adicionar todos os seus vídeos. Tenham, portanto, um pouco de paciência!


Vou colocar o link dos vídeos aqui, mas de qualquer forma, você pode buscar os vídeos no YouTube pelas palavras-chave CIC-Passos ou Jerry.




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terça-feira, 12 de junho de 2007

Bonitões e Feiosos

Pessoal,





Olhem as duas figuras abaixo e me digam qual dessas pessoas vocês acham mais bonita!









Bem, acredito que todos escolheram o Brad Pitt, não é mesmo!



Estou fazendo isso para convidá-los a ler o artigo da Ciência Hoje em que discuto a beleza e a percepção que temos dela.



Por Favor, visite o site (http://cienciahoje.uol.com.br/91845) e depois me conte o que você achou.


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segunda-feira, 11 de junho de 2007

Prova de Bloco



Pessoal,



Como vocês já sabem, teremos nessa sexta-feira (15 de Junho) a PROVA DE BLOCO de biologia.



A matéria dessa avaliação será:
1) O metabolismo energético (apostila 1, pag. 201-208)
2) Metabolismo de Construção I - Proteínas e sua estrutura (apostila 1, pag. 209-213)
3) Metabolismo de Contrução III - As proteínas e seu papel biológico (apostila 2, pa. 196-202)
4) Exercícios de Revisão sobre metabolismo energético e de controle (apostila 2, pag. 202-205)
5) O metabolismo de controle I ( apostila 2, pag. 205-211)

Vocês devem estudar na Apostila, no livro-texto, assim como nas suas anotações feitas em classe e nos resumões do blog.


Quero lembrar também que faremos uma aula de revisão na quarta-feira (13 de Junho).





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domingo, 10 de junho de 2007

PROTEÍNAS



CONCEITO GERAL

As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.
Pertencem à classe dos peptídeos, pois são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida.





São os constituintes básicos da vida: tanto que seu nome deriva da palavra grega "proteios", que significa "em primeiro lugar". Nos animais, as proteínas correspondem a cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco. Mesmo nos vegetais as proteínas estão presentes.
A importância das proteínas, entretanto, está relacionada com suas funções no organismo, e não com sua quantidade. Todas as enzimas conhecidas, por exemplo, são proteínas; muitas vezes, as enzimas existem em porções muito pequenas. Mesmo assim, estas substâncias catalisam todas as reações metabólicas e capacitam aos organismos a construção de outras moléculas - proteínas, ácidos nucléicos, carboidratos e lipídios - que são necessárias para a vida.


COMPOSIÇÃO

Todas contêm carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, e quase todas contêm enxofre. Algumas proteínas contêm elementos adicionais, particularmente fósforo, ferro, zinco e cobre. Seu peso molecular é extremamente elevado.
Todas as proteínas, independentemente de sua função ou espécie de origem, são construídas a partir de um conjunto básico de vinte aminoácidos, arranjados em várias seqüências específicas.


FUNÇÃO

Elas exercem funções diversas, como:
- Catalisadores;
- Elementos estruturais (colágeno) e sistemas contráteis;
- Armazenamento(ferritina);
- Veículos de transporte (hemoglobina);
- Hormônios;
- Anti-infecciosas (imunoglobulina);
- Enzimáticas (lipases);
- Nutricional (caseína);
- Agentes protetores.

Devido as proteínas exercerem uma grande variedade de funções na célula, estas podem ser divididas em dois grandes grupos:
- Dinâmicas - Transporte, defesa, catálise de reações, controle do metabolismo e contração, por exemplo;
- Estruturais - Proteínas como o colágeno e elastina, por exemplo, que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos.

ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL DAS PROTEÍNAS

As proteínas possuem complexas estruturas espaciais, que podem ser organizadas em quatro níveis, crescentes em complexidade:

1 - Estrutura Primária
- Dada pela seqüência de aminoácidos e ligações peptídicas da molécula.
- É o nível estrutural mais simples e mais importante, pois dele deriva todo o arranjo espacial da molécula.
- A estrutura primária da proteína resulta em uma longa cadeia de aminoácidos semelhante a um "colar de contas", com uma extremidade "amino terminal" e uma extremidade "carboxi terminal".
- A estrutura primária de uma proteína é destruída por hidrólise química ou enzimática das ligações peptídicas, com liberação de peptídeos menores e aminoácidos livres.
- Sua estrutura é somente a seqüência dos aminoácidos, sem se preocupar com a orientação espacial da molécula.



2 - Estrutura Secundária
- É dada pelo arranjo espacial de aminoácidos próximos entre si na seqüência primária da proteína.
- É o último nível de organização das proteínas fibrosas, mais simples estruturalmente.
- Ocorre graças à possibilidade de rotação das ligações entre os carbonos a dos aminoácidos e seus grupamentos amina e carboxila.
- O arranjo secundário de um polipeptídeo pode ocorrer de forma regular; isso acontece quando os ângulos das ligações entre carbonos a e seus ligantes são iguais e se repetem ao longo de um segmento da molécula.


3 - Estrutura Terciária
- Dada pelo arranjo espacial de aminoácidos distantes entre si na seqüência polipeptídica.
- É a forma tridimensional como a proteína se "enrola".
- Ocorre nas proteínas globulares, mais complexas estrutural e funcionalmente.
- Cadeias polipeptídicas muito longas podem se organizar em domínios, regiões com estruturas terciárias semi-independentes ligadas entre si por segmentos lineares da cadeia polipeptídica.
- Os domínios são considerados as unidades funcionais e de estrutura tridimensional de uma proteína.

4 - Estrutura Quaternária
- Surge apenas nas proteínas oligoméricas.
- Dada pela distribuição espacial de mais de uma cadeia polipeptídica no espaço, as subunidades da molécula.
- Estas subunidades se mantém unidas por forças covalentes, como pontes dissulfeto, e ligações não covalentes, como pontes de hidrogênio, interações hidrofóbicas, etc.
- As subunidades podem atuar de forma independente ou cooperativamente no desempenho da função bioquímica da proteína.


AMINOÁCIDOS

CARACTERÍSTICAS GERAIS
- São as unidades fundamentais das proteínas (monomeros).
- Todas as proteínas são formadas a partir da ligação em seqüência de apenas 20 aminoácidos.
- Existem, além destes 20 aminoácidos principais, alguns aminoácidos especiais, que só aparecem em alguns tipos de proteínas.
Os aminoácidos que intervêm na composição das proteínas (existem outros) são número de 20 e obedecem à estrutura geral representada na figura abaixo:




ESTRUTURA QUÍMICA GERAL
- Os 20 aminoácidos possuem características estruturais em comum, tais como:
A presença de um carbono central, quase sempre assimétrico.
Ligados a este carbono central, um grupamento carboxila, um grupamento amina e um átomo de hidrogênio.
O quarto ligante é um radical chamado genericamente de "R", responsável pela diferenciação entre os 20 aminoácidos. É a cadeia lateral dos aminoácidos. É o radical "R" quem define uma série de características dos aminoácidos, tais como polaridade e grau de ionização em solução aquosa.



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ÁCIDOS NUCLÉICOS



ÁCIDOS NUCLÉICOS



Conceitos Gerais:
São as moléculas com a função de armazenamento e expressão da informação genética
Existem basicamente 2 tipos de ácidos nucléicos:
O Ácido Desoxirribonucléico - DNA
O Ácido Ribonucléico - RNA
Os ácidos nucléicos são macromoléculas formadas pela ligação tipo fosfodiéster entre 5 nucleotídeos diferentes, suas unidades fundamentais.




Os Nucleotídeos:
- São as unidades fundamentais dos ácidos nucléicos
- Ligam-se uns aos outros através de ligações fosfodiéster, formando cadeias muito longas com milhões de resíduos de comprimento
- Além de participarem da estrutura dos ácidos nucléicos, os nucleotídeos atuam também como componentes na estrutura de coenzimas importantes no metabolismo oxidativo da célula, e como forma de energia química - ATP, por exemplo.
- Atuam ainda como ativadores e inibidores importantes em várias vias do metabolismo intermediário da célula


Estrutura dos Nucleotídeos:
Os nucleotídeos são moléculas formadas por:
1) Uma pentose
2) Uma base nitrogenada
3) Um ou mais radicais fosfato

As Bases Nitrogenadas:
Pertencem a 2 famílias e compostos, e são 5 no total:
1) Bases Púricas, ou Purinas: Adenina e Guanina
2) Bases Pirimídicas, ou Pirimidinas: Citosina, Timina Uracila


- Tanto o DNA como o RNA possuem as mesmas bases púricas, e a citosina como base pirimídica
- A timina existe apenas no DNA, e no RNA, é substituída pela uracila - que possui um grupo metil a menos.
- Em alguns tipos de DNA virais e no RNA de transferência podem aparecer bases incomuns

As Pentoses:
- A adição de uma pentose a uma base nitrogenada produz um nucleosídeo
- Os nucleosídeos de A, C, G, T e U são denominados, respectivamente, Adenosina, Citosina, Guanosina, Timidina e Uridina
- Se o açúcar em questão é a RIBOSE, temos um ribonucleosídeo, característico do RNA
- Se o açúcar é a desoxirribose - 1 hidroxila a menos em C2 - temos um desoxirribonucleosídeo, característico do DNA.
- A ligação com a base nitrogenada ocorre sempre através da hidroxila do carbono anomérico da pentose.

O Fosfato:
- A adição de um ou mais radicais fosfato à pentose, através de ligação tipo éster com a hidroxila do carbono 5 da mesma, dá origem aos Nucleotídeos.
- Os grupos fosfato são responsáveis pelas cargas negativas dos nucleotídeos e dos ácidos nucléicos
- A adição do segundo ou terceiro grupo fosfato ocorre em seqüência, dando origem aos nucleotídeos di e trifosfatados


O DNA:
- Está presente no núcleo das células eucarióticas, nas mitocôndrias e nos cloroplastos, e no citosol das células procarióticas
- Nas células germinativas e no ovo fertilizado, dirige todo o desenvolvimento do organismo, a partir da informação contida em sua estrutura
- É duplicado cada vez que a célula somática se divide


Estrutura do DNA
- O DNA é um polidesoxirribonucleotídeo formado por milhares de nucleotídeos ligados entre si através de ligações 3’, 5’-fosfodiéster
- Sua molécula é formada por uma fita dupla antiparalela, enrolada sobre si mesma formando uma dupla hélice

A Ligação Fosfodiéster:

- Ocorre entre o fosfato do carbono 5 da pentose de um nucleotídeo e a hidroxila do carbono 3 da pentose do nucleotídeo seguinte
- A cadeia resultante é bastante polar, e possui:
- Uma extremidade 5’ è Fosfato de carbono 5 da pentose livre
- Uma extremidade 3’ è Hidroxila de carbono 3 da pentose livre
- Por convenção, as bases de uma seqüência são sempre descritas da extremidade 5’ para a extremidade 3’
- As ligações fosfodiéster podem ser quebradas enzimaticamente por enzimas chamadas NUCLEASES, que se dividem em:
- Endonucleases è Quebram ligações no meio da molécula;
- Exonucleases è Quebram ligações nas extremidades da molécula




A Dupla Hélice:

- Na dupla hélice do DNA, descrita pela primeira vez por Watson e Crick, as cadeias da molécula se dobram em torno de um eixo comum e de modo antiparalelo - a extremidade 5’ de uma cadeia é pareado com a extremidade 3’ da outra cadeia
- No tipo mais comum de hélice - "B" - o esqueleto hidrofílico de fosfatos e pentoses fica na parte externa, enquanto que as bases hidrofóbicas, fixadas à este esqueleto, ficam no lado de dentro da estrutura.
- A estrutura lembra uma "escada em caracol"
- Há um PAREAMENTO DE BASES entre as fitas da molécula do DNA. Assim, temos sempre pareadas:
Adenina com Timina è A-T
Citosina com Guanina è C-G


- As bases se mantém pareadas por pontes de hidrogênio, 2 entre "A" e "T" e 3 entre "C" e "G".
- As fitas do DNA podem ser separadas sob certas condições experimentais, sem rompimento das ligações fosfodiéster, e a dupla hélice pode ser desnaturada em um processo controlado e dependente de temperatura.





O RNA
- Atua como uma espécie de "cópia de trabalho", criada a partir do molde de DNA e utilizada na expressão da informação genética
- A síntese de uma molécula de RNA a partir de um molde de DNA chama-se "TRANSCRIÇÃO"
- Nesta transcrição, modificações podem ocorrer sobre a molécula de RNA transcrita, convertendo-a de uma cópia fiel em uma cópia funcional do DNA




Estrutura do RNA
- Em relação ao DNA, 4 diferenças são importantes:
- O RNA possui uracila no lugar da timina na seqüência de bases
- A pentose do RNA é a ribose
- O RNA é formado por uma fita única, com eventual pareamento de bases intracadeia
- A molécula do RNA é muito menor que a do DNA



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Você Conhece a História da Descoberta do DNA ?

No dia 28 de fevereiro de 1953, um cientista britânico entrou em um bar de Cambridge gritando para os amigos que havia "descoberto o segredo da vida". Tratava-se de Francis Crick que, juntamente com um jovem bioquímico americano chamado James Watson, havia desvendado a estrutura do DNA.



A descoberta só foi conhecida pelo mundo dois meses depois, no dia 25 de abril daquele ano, quando foi capa da revista Nature. A partir daí, os cientistas e a sua descoberta entraram para a história da Humanidade, valhendo-lhes o Prêmio Nobel de Medicina em 1962.



A ciência mudou depois da descoberta da estrutura básica do DNA, a molécula de dupla hélice que guarda todas as informações genéticas dos organismos dentro das células. Se hoje se fala em Projeto Genoma Humano, clonagem e transgênicos - com todas as polêmicas que essas questões envolvem - foi graças aos estudos de Watson e Creek.



São várias as aplicações do DNA, e o futuro da molécula é ao mesmo tempo facinante, promissor, polêmico, e, muitas vezes, aterrorizante.



Os avanços que a descoberta do DNA representou à sociedade são muitos, e, quanto mais pesquisas nessas áreas ocorrerem, maiores eles podem ser.




Graças ao DNA, por exemplo, mães solteiras ganharam o direito de ter seus filhos reconhecidos pelos pais, com o apoio da Justiça.



A molécula também ajudou a solucionar crimes e identificar mortos.


Um segundo exemplo seria que, mesmo com a polêmica envolvendo a questão dos transgênicos, os cientistas garantem que em breve poderão criar alimentos mais nutritivos e cuja plantação trará menos impacto ao meio ambiente - o que, em tese, poderia resolver o problema da fome.



Graças à descoberta ao DNA também surgiu o Projeto Genoma Humano, que decifrou o "Livro da Vida" - todos os cerca de 30 mil genes que compõem o organismo humano.Isso permtiu com que a causa de várias doenças fossem descobertas, assim como tratamentos para elas, corrigindo o gene responsável pelo problema - o que enche os olhos da indústria farmacêutica. Em alguns casos, doenças podem ser até previstas antes de acontecer, auxiliando o tratamento.





O próximo passo do Projeto Genoma Humano é o Projeto Proteoma, no qual os cientistas identificarão as proteínas produzidas pelos genes, que fazem o organismo funcionar, o que ajudará a entender melhor o que compõe o homem.



O estudo do DNA não apenas mostraria o que homem é, mas também de onde ele veio, e por que ele é o único animal racional a habitar a Terra. O cientista alemão Svante Paabo, por exemplo, já fez vários avanços no estudo do cérebro humano, avaliando genes que encontram-se ativos apenas no cérebro.



Esses mesmos genes existem em parentes próximos do homem, como o chimpanzé. Mas no organismo dos macacos aparentemente não têm função alguma.




A tese de Svante Paabo, muito provável, é que esses genes foram os responsáveis pelo cérebro "mais inteligente" dos seres humanos.



Paabo também se interessa pelo passado humano. É dele a descoberta que o Homem de Neandertal é muito diferente do homem moderno e, portanto, não seria seu ancestral direto, como durante anos se pensou.




Tudo isso graças ao DNA, que Paabo conseguiu extrair de fósseis de Neandertal.


Cientistas acreditam que um melhor entendimento do DNA também vai ajudar a entender os mistérios da mente humana, fazendo pesquisadores compreenderem por que alguém fica deprimido, desenvolve um comportamento violento ou torna-se esquizofrênico.



Explicar até que ponto esses problemas são apenas biológicos, comportamentais ou uma junção dos dois fatores pode melhorar sensivelmente a qualidade de vida humana.


Nenhum aspecto do DNA, no entanto, cria tanta polêmica quanto a clonagem humana.




Se a clonagem do primeiro mamífero, a ovelha Dolly, em 1997, surpreendeu positivamente o mundo, o anúncio em dezembro de 2002 de que cientistas teriam clonado o primeiro ser humano provocou choque.



Mesmo sem ainda ter comprovado que a clonagem tenha sido realizada - e tendo hábitos um tanto estranhos como acreditar que o homem descende de extraterrestes, ou que o Conde Drácula está vivo - a Clonaid (empresa que teria clonado o bebê) pode ter realmente realizado a experiência.




É grande a polêmica sobre os aspectos éticos da clonagem humana.



Os críticos acreditam que experiências como a clonagem podem acabar no hábito de se fabricar bebês em laboratório, escolhendo a cor dos cabelos, certas aptidões e formas de inteligência.



Mas o mais preocupante da clonagem é que bebês apresentem problemas incontornáveis, justamente porque a técnica ainda não é amplamente dominada. Isso iria de problemas mentais até câncer e deformidades físicas.



Afinal, para Dolly nascer foram necessárias pelo menos 300 tentativas. E a ovelha precisou ser sacrificada recentemente porque sofria de envelhecimento precoce - uma possível conseqüência da clonagem.


A maior parte dos cientistas que lidam com a manipulação celular é contra a clonagem humana. Resta saber se continuarão sendo contra quando a técnica for amplamente dominada.


Espera-se que o DNA ainda gere muitos debates nos próximos anos.



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sexta-feira, 8 de junho de 2007

DNA 2007


Pessoal,


Acabou de sair o resultado final do DNA 2007. Ficamos com um total de 102.850 pontos em 110.000 possíveis. Apenas não nos classificamos por azar pois estivemos bastante tempo liderando a disputa no CIC e ficamos a apenas 550 pontos da outra equipe (que está de parabéns e que certamente saberá representar dignamente o nome de nossa Escola na Fase Final do Desafio!).


Obtivemos uma grande resultado e nos classificamos na posição 31 entre as mais de 8500 equipes participantes. Porém, gostaria de afirmar que o resultado e essa classificação pouco importam!


Outras coisas são muito mais importantes do que eles. Gostaria, portanto de citar as O QUE FOI REALMENTE IMPORTANTE NO DNA2007:


1) A presença no Colégio dos alunos de nossa equipe original (RAPHAEL DE ANDRADE, LARISSA MAIA e CAROLLINE PINTO) durante todo o sábado (entre as 9 e 23h) e no domingo (entre as 9 e 19h) mesmo sem almoçar. E o seu retorno na segunda-feira para terminarmos as últimas questóes.


2) A participação voluntária de outros alunos que também permanecerão no CIC durante a maior parte do Desafio, formando a nossa equipe final: JAIR FRANÇA, ISADORA LARA, LUCAS BRIGATTO, ALÍCIA BARROS.


3) o interesse e auxílio do IGOR SOARES do Segundo Alfa e do ANDREI PINHEIRO do Primeiro Colegial (!!!!).


4) A PERSISTÊNCIA em terminar o desafio, mesmo após saber que não daria mais para alcançar a outra equipe na classificação


5) O auxílio dos professores FÁBIO, MARIÂNGELA e FERNANDO nas resolução das questões de matemática e da Prof. LEILA com as questões de história e atualidades.


6) A ajuda da DÉBORA e do RICARDO responsáveis pela computação do CIC.


7) O auxílio das Irmãs ENI, JOANA e NATIVIDADE, que torceram por nós, nos alimentaram e nos deram carinho durante a realização da prova.


8) A ajuda de diversos PAIS e MÃES diretamente de suas casas.


9) Todas as MENSAGENS (e certamente orações) DE INCENTIVO que recebemos diretamente ou através dos blogs.


Quero, portanto, de mais uma vez de parabenizar todos os alunos que se envolveram no DNA2007 e dizer a eles que são vencedores.


Peço também que essa mensagem seja transmitida a seus pais e mães: gostaria que todos soubessem que entrei nessa disputa achando que iria ensinar uma série de coisas para meus alunos e que, no final, acabei mesmo foi aprendendo após ver a enorme capacidade e inteligência dessas pessoas.


Fico muito, muito orgulhoso de todos vocês e espero ter uma nova chance de compartilhar esses momentos maravilhosos com vocês em 2008.


Por último, gotaria mais uma vez de PARABENIZAR os meninos dos TERCEIROS ANOS (Guilherme, André, Samuel, Henrique, Lucas, Guilherme e Felipe) e a professora ÊDA pela brilhante participação no DNA2007 e dizer que estamos torcendo por vocês e a postos (se vocês necessitarem!!!) para auxiliá-los na SEGUNDA ETAPA DO DESAFIO.


MUITO OBRIGADO A TODOS,


Prof. Jerry Borges



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quinta-feira, 7 de junho de 2007

15 anos da ECO-92


Mudanças climáticas e biodiversidade. Duas das principais moedas ambientais de negociação internacional correntes foram postas, na Rio-92, no curso que se manteve até hoje.



As decisões tomadas no Riocentro pautaram os 15 anos seguintes não apenas no direcionamento, mas na intensidade aplicada.





Três importantes convenções nasceram no Riocentro e, por esse ponto de vista, pode-se dizer que a reunião foi bem-sucedida. Porém, carentes de objetivos claros, já na época foram criticadas por ambientalistas e diplomatas de que eram pouco representativas dentro do que seria realmente necessário para preservar o planeta.



Forças políticas contrárias à criação de arcabouço que colocasse a questão como prioritária não faltaram, personificadas no então presidente americano George Bush (o pai).



A primeira convenção resultante da Rio-92 é a de Diversidade Biológica, sobre a preservação da biodiversidade e a exploração sustentável do patrimônio genético, sem prejudicar ou impedir o desenvolvimento de cada país.



Ainda faltam, 15 anos depois, detalhes de como ela deve ser implantada. Enquanto isso, a destruição continua. Em 1992, 10% da Amazônia havia sido desmatada; hoje, o índice está em 18%. A segunda é a Convenção das Nações Unidas para Combater a Desertificação, que entrou em vigor em 1996.




A terceira é a Convenção-Quadro sobre Mudanças Climáticas, que estabelece estratégias de combate ao efeito estufa. O Protocolo de Kyoto, sobre a redução da emissão de gases-estufa a fim de conter o aquecimento global, está sob seu chapéu.



Um planeta mais quente
O clima é atualmente a maior preocupação ambiental. Essa atenção acontece, especialmente, após a constatação de que a humanidade precisa se adaptar a variações perigosas do clima.



Esse era justamente o objetivo da convenção formatada no Rio - que, portanto, em certo grau falhou em sua missão.
Desde então, a cada conferência dos participantes dessa convenção, realizada anualmente, as críticas se repetem: as decisões ficam aquém da urgência do problema, dizem os observadores da sociedade civil organizada; os blocos de oposição a medidas mais duras provocam um cisma no processo de negociação ou aprovam ações brandas, dizem negociadores.



A Rio-92, se não foi bem avaliada assim que terminou, hoje provoca suspiros saudosistas de quem trabalha com o tema.



A inação atualmente é personificada no presidente americano George W. Bush, o filho, que não participa do Protocolo de Kyoto, mas também nos países ditos emergentes, especialmente China, Índia e Brasil.




Os três não aceitam metas de redução de suas emissões de gases que provocam o efeito estufa, ainda que sejam grandes emissores mundiais.



Sua argumentação segue um conceito consagrado na Rio-92: de que todos os países partilham da responsabilidade pelo o que acontece no planeta, mas ela é diferenciada de acordo com a história de cada um.



Seguindo essa lógica, pagam e fazem mais as nações ricas, que esgotaram seus recursos naturais e emitiram descontroladamente gases-estufa para alimentar o crescimento econômico.



As nações pobres, por sua vez, comprometem-se a buscar alternativas a esse modelo “sujo” de desenvolvimento, mas não podem ser cobradas na mesma moeda, pois não poluíram tanto e por tanto tempo quanto os desenvolvidos.



O conceito tem sido amplamente debatido e questionado nos últimos anos, especialmente por causa da China. Ela em breve vai se tornar a maior emissora mundial de gases-estufa, graças à construção em série de usinas alimentadas por carvão para suportar as taxas elevadas de crescimento.



Os países em desenvolvimento também concentram mais da metade da população mundial, que busca um estilo de vida similar ao americano e ao europeu - extremamente confortáveis sim, porém custosos demais ao ambiente para o planeta suportar.


Se cada chinês tiver um carro movido a gasolina ou diesel, como ocorre no Estado de Bush, o Texas, as taxas de emissão atmosférica atingiriam níveis impossíveis de se lidar.



(O Estado de SP, 5/6)


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quarta-feira, 6 de junho de 2007

Onde Você Estava em 1992?



15 anos da ECO-92:

O planeta na pauta, definitivamente


Era 1992 e o Brasil assistiu a um desfile incomum. Delegados de 178 países, entre eles 108 estadistas, foram recebidos no Rio pelo presidente Fernando Collor - então imerso em denúncias de corrupção feitas pelo irmão, Pedro. Centenas de representantes de diversos segmentos sociais - jovens, índios, ambientalistas - debatiam do lado de fora do Riocentro.



Era a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, apelidada de Rio-92, ECO-92 ou Cúpula da Terra.



Ela marcou o aniversário de 20 anos da Conferência de Estocolmo, que foi um divisor de águas para o movimento ambientalista, e colocou o tema definitivamente na pauta sociopolítica internacional.



Na época, o texto que fundamentou o conceito de desenvolvimento sustentável havia sido publicado cinco anos antes: Nosso Futuro Comum, organizado por uma comissão de pensadores e especialistas em questões socioambientais, como o brasileiro Paulo Nogueira-Neto.



A coordenadora do trabalho, a norueguesa Gro Harlem Brundtland, também veio ao Brasil e participou ativamente das negociações, ao lado do mentor da reunião, Maurice Strong, então virtual candidato a secretário-geral da ONU.


Após 12 dias de debates, acusações, manifestações e exposição de dados, vontades e deveres, a Rio-92 terminou com gosto agridoce. O abismo entre países ricos, concentrados no Hemisfério Norte, e pobres, no Sul, cresceu.



Os principais tópicos - mecanismos que promovessem o desenvolvimento sustentável, regras de uso e proteção da biodiversidade, combate ao efeito estufa e soberania sobre florestas - ficaram aquém do esperado.





Para determinados grupos, era mais do que suficiente e aguardado para a conferência; para outros, um conjunto de textos vazios, sem estrutura para serem levados adiante com a intensidade que o planeta exigia. A dicotomia se refletia dentro do próprio governo brasileiro.



Quinze anos depois, ambas as visões se provaram corretas: a Rio-92 foi, de fato, um marco na política internacional ambiental. Os documentos aprovados se mantiveram, ainda que sob ataque.



Mas as negociações que se seguiram foram atropeladas pela rapidez das mudanças climáticas, pela extinção das espécies e pela manutenção de um estilo de produção e consumo insustentável.


( Cristina Amorim, O Estado de SP, 5/6)



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segunda-feira, 4 de junho de 2007

A Hora da Surpresa Está Chegando!!!!


Pessoal,
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Vocês se lembram que havia prometido que faria uma SURPRESA para vocês????.
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Pois, é verdade. Estou preparando uma BOA SUPRESA para vocês e tenho certeza que TODOS ficarão muito contentes com ela. Sim, é um PRESENTE coletivo e ele (se tudo correr como espero...) será dado para vocês no início da próxima semana.
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Por isso, aguardem só mais um pouco e segurem firme a curiosidade até lá!!!!!




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domingo, 3 de junho de 2007

Você conhece a Barbara?



Pessoal,
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Gostaria de convidá-los a visitar o site da Revista Ciência Hoje para darem uma conferida em meu mais novo artigo.
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Nessa coluna falo da bióloga norte-americana Barbara McClintock (1902-1992) que foi uma das principais cientistas de nosso tempo e cujos trabalhos sobre genética vegetal revolucionaram nossa compreensão do genoma. Ela foi a primeira a identificar no DNA elementos móveis conhecidos como transposons. Mas sua carreira não foi fácil, nem seu reconhecimento imediato, como mostro nessa coluna.








Espero as suas opiniões, críticas e sugestões!
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Ele está no endereço: http://cienciahoje.uol.com.br/93054


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sexta-feira, 1 de junho de 2007

Convite



Pessoal,


Amanhã estaremos novamente participando do DESAFIO NACIONAL ACADÊMICO (DNA). Conto para com a presença de todos aqueles que puderem comparecer para que possamos mostrar o quanto somos bons. Como eu já havia dito a todos serão 110 perguntas sobre temas diversos (meio ambiente, curiosidades, Atualidades, Idiomas, Tecnologia, Profissões, Música, Esportes, etc.) e quanto mais gente tivermos ao nosso lado, mais chances teremos de alcançar a Segunda Fase e representarmos bem o nome de nossa ESCOLA!





O Desafio se iniciará as 9h da manhã e se estenderá durante todo o dia. Por isso, se não der para chegar mais cedo, venha quando for possível.



Venha ajudar nossa equipe: Raphael + Larissa + Carolline!!!!



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