sábado, 31 de março de 2007

1000!!!!!!!



Pessoal,



Não pensem que me esqueci !!

















PARABÉNS A TODOS VOCÊS


POR MAIS ESTA MARCA


ALCANÇADA E SUPERADA!!!!!





AGORA VAMOS PARA OS 2000!!!!






Conhecendo a Nossa Casa tem Mais uma Entrevista!








Pessoal,



Hoje teremos o prazer de conhecer um pouco mais sobre a professora Rosália Barbosa. Rosália tem uma dupla função no CIC: é professora dos garotinhos e menininhas do Introdutório de 6 anos e ao mesmo tempo é assistente de classe da quinta série do Ensino Fundamental ao Terceiro Ano do Ensino Médio.



Rosália é uma das responsáveis pelo cuidado e efiència que nossa escola tem com seus alunos.



Além disso, Rosália está diretamente envolvida com o FIAP e poderá nos contar mais sobre ele.

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1) Conte um pouco sobre você (família, formação, interesses, etc.)
Meu nome é Rosália Maria Lemos Barbosa, tenho 41 anos, sou casada há 16 anos e tenho duas filhas lindas: Ana Flávia de 14 anos e Ana Clara de 12.
Sou formada em Pedagogia, tenho especialização em Orientação Educacional e Pós-Graduação em Psicopedagogia.
Há 12 anos trabalho como professora, mas antes disso fui bancária por quase 10 anos. Gosto de fazer bem tudo o que me proponho fazer, sou muito preocupada e dedicada, mas sei que tenho muito a aprender.
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2) Há quanto tempo você trabalha aqui no CIC? E quais são especificamente as suas funções?
Aqui no CIC, este é o meu segundo ano. Ano passado trabalhei com as primeiras séries Alfa e Beta do Ensino Fundamental. Amei! Foram duas turmas maravilhosas e tinha como parceira (pluridocência) um pessoa que hoje respeito muito pela competência, bondade, companheirismo e amizade: a professora Júlia. Este ano ganhei outra companheira espetacular, na primeira série de 6 anos ou série introdutória que é a professora Mirley. No período matutino estou como assistente de classe da quinta série do Ensino Fundamental ao Terceiro Ano do Ensino Médio.
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3) Você trabalha ou já trabalhou em outros lugares? Qual é a diferença do CIC para esses locais?
Já trabalhei na Escola Francina de Andrade da rede municipal, no Colégio Tiradentes da Polícia Militar e no Educandário Sr. Bom Jesus dos Passos. Todas escolas publicas. A diferença do CIC para as outras escolas está na estrutura física, visivelmente mais arrojada, espaçosa e confortável; na organização e disponibilização de pessoal e material para a qualidade do nosso trabalho e principalmente no fato de ser uma escola católica cristã preocupada em evangelizar através da educação.
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4) Como é trabalhar com as crianças pequenas e ao mesmo tempo cuidar dos mais velhos? Há muita diferença?
Está sendo uma experiência completamente nova para mim. As crianças são mais carinhosas, dependentes, simples, espontâneas. Os jovens, mais críticos, independentes, às vezes auto-suficientes, sem deixar de serem divertidos, criativos, alegres, talentosos e quando amigos, amigos de verdade.
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5) Quais são as coisas boas do seu trabalho? E as ruins?
O melhor de tudo é “conviver”, viver junto com tanta gente bacana: povo de Deus. É bom ver os frutos do nosso trabalho, por exemplo quando um aluno começa a ler.
Momentos ruins fazem parte da vida, servem para o crescimento, amadurecimento e santificação do ser humano.
Não gosto quando erro e de alguma forma prejudico o bom funcionamento das coisas, é ruim ver as pessoas, principalmente os alunos não cumprindo seu papel, jogando fora o tempo que é precioso.
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6) Como é ver as crianças que um dia passaram por sua sala de aula, se tornarem adultos e profissionais de sucesso?
“ Não sei, ainda não vi nenhum, sou jovem ainda. Essa pergunta me faz sentir muito velha. Ah!Ah! brincadeira!”
É maravilhoso quando encontro um ex-aluno como o Ivan Abreu, por exemplo,que foi meu aluno no pré e hoje faz o Segundo Colegial aqui no CIC, toca violão, é um jovem engajado na Igreja, e como ele vários outros se tornaram pessoas de bem.
De alguma forma me sinto parte da formação ou da história de cada um. Espero que alguma coisa boa eu tenha deixado em cada um deles.
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7) Explique para a gente o que é o FIAP e qual é a importância desse sistema para o dia-a-dia dos pais e alunos.
FIAP que dizer Ficha Individual de Avaliação Periódica. É um serviço valioso para pais e alunos. Um instrumento de reflexão e tomada de consciência para os alunos e para os pais, um instrumento de acompanhamento da vida escolar de seus filhos. Para os pais que trabalham muito e não têm tempo de vir à escola, ficou fácil ajudar e orientar seus filhos. O FIAP está longe de ser um “dedo-duro” que quer prejudicar o aluno
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8) Quais são seus planos e projetos para o futuro?
Sempre penso e planejo um futuro mais próximo.
- Vou trabalhar muito para esse projeto: assistente de classe e FIAP sejam um sucesso e, se possível, fazer algum curso de aperfeiçoamento.
- Pretendo propiciar uma viagem de presente de 15 anos para minha filha.
- Pretendo me dedicar para o bom desempenho dos meus alunos do Introdutório.
- Gostaria de viajar com minha família no final de ano
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9) Que mensagem você daria para os nossos alunos do Colegial?
“ Tudo lhe é permitido, mas nem tudo convém, por isso buscai as coisas do alto”.
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Resolução da Prova!

Avaliação de Biologia II, 30/03/07
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1) Hoje no meu café da manhã comi o seguinte:
a. um pãozinho de sal (1) com manteiga (2)
b. um copo de leite (3)
c. uma maça (4)

Você sabe a que tipos de moléculas orgânicas esses alimentos pertencem e qual é o seu principal papel no nosso organismo?

MINHA RESPOSTA:
a) 1: carboidrato (amido) – metabolismo energético
2: lipídeos – metabolismo energético
b) 3: carboidrato (metabolismo energético), proteínas (metabolismo de construção e de controle) e lipídeos (metabolismo energético)
c) 4: carboidrato (metabolismo energético), vitaminas

ALGUMAS RESPOSTAS CORRETAS DE ALUNOS:
Pãozinho de sal: tipo de carboidrato, fornece energia para o funcionamento das células (Rodrigo Avelar, 1º. Alfa)
Manteiga: lipídeo -fornece energia (Suzane Reis, 1º. Beta)
Copo de leite: proteína = papel estrutural e de controle (Valéria Coelho, 1º. Alfa)
Maça: carboidrato – para energia e plástico (construção) e proteína - para plástico (construção) e controle (João Luiz, 1º. Beta)

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2) Se você fosse comparar os lipídeos, carboidratos e o ATP com dinheiro seria correto afirmar que os primeiros seriam a sua conta na caderneta de poupança, enquanto quer os segundos seriam o dinheiro na sua conta corrente e os últimos o dinheiro que você tem na sua carteira. Você concorda com essa afirmativa?Justifique.

MINHA RESPOSTA:
Os lipídeos são utilizados por nosso corpo como uma reserva energética para consumo a longo prazo e, assim, se assemelham ao nosso dinheiro na caderneta de poupança. Os carboidratos - por serem utilizados como uma reserva imediata de energia - se assemelham com o nosso dinheiro na conta corrente e o ATP que é a forma de energia diretamente utilizada pelas células é similar ao ATP.

ALGUMAS RESPOSTAS CORRETAS DE ALUNOS:
Sim, os lipideos são a energia de reserva do nosso corpo (poupança). Os carboidratos são a energia imediata (conta corrente) e o ATP é o que gastamos todo tempo (dinheiro na carteira). (Lilia Coelho, 1º. Alfa)

Sim, os lipídeos são a energia armazenada, os carboidratos estão armazenados mas disponíveis para o uso e o ATP é a energia pronta para ser utilizada (Marina, Pereira. 1º. Beta)

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3) Que propriedades da água fazem com que ela seja considerada o “solvente universal”?

MINHA RESPOSTA:
A água é uma molécula pequena que possui 2 átomos de Hidrogênio e 1 átomo de Oxigênio. Esse último é ávido por elétrons e atrai para si os elétrons de outros átomos que têm mais dificuldades em manter seus elétrons (como o Hidrogênio). Assim, a molécula de água acaba ficando com uma região negativa (próxima do Oxigênio) e outra positiva (próxima dos átomos de Hidrogênio). Esse arranjo e o pequeno tamanho da molécula tornam a água um excelente solvente e a maioria das moléculas orgânicas (aquelas que possuem carga negativa ou positiva) se dissolve nessa substância.

ALGUMAS RESPOSTAS CORRETAS DE ALUNOS:
Pelo fato da água ter propriedade de ser polar (atrai elementos negativos e positivos). (Alex Pereira, 1º. Alfa)
O Oxigênio da água (O) pega os elétrons negativos dos dois átomos de Hidrogênio (H2), tornando-se negativo deixando os Hidrogênios com carga positiva. Assim, a molécula fica com uma parte com carga positiva e outra parte com carga negativa, dissolvendo qualquer molécula de carga positiva ou negativa.(Luiz Flávio, 1º. Beta)
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4) Toda vez que vou fazer uma prova, sempre levo comigo uma barra de cereais que consumo depois de algum tempo. Você sabe por que faço isso?

MINHA RESPOSTA:
Faço isso porque a barra de cereais é composta principalmente por carboidratos, um tipo de molécula orgânica empregada por nosso organismo como uma fonte imediata de energia para todas as nossas reações metabólicas - inclusive aquelas envolvidas em memorizar e raciocinar sobre as respostas da prova!

ALGUMAS RESPOSTAS CORRETAS DE ALUNOS:
Porque com esforço que temos para fazer a prova, queimamos nosso estoque de carboidratos e a barra de cereais faz com que abasteçamos o estoque, evitando que a pessoa se canse demais. (Érika Ribeiro, 1º. Beta)

Porque a barra de cereais contem a glicose que dá energia ao nosso corpo e quando gastamos perdemos um pouco de agilidade para pensar e concentração. Por isso temos de comer a barra para repor a glicose. (Luciano Goulart Filho, 1º. Alfa)


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sexta-feira, 30 de março de 2007

Prova!


Pessoal,


Gostaram da Prova? Espero que sim....

Aguardem um pouquinho pois mais tarde colocarei a

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES

aqui!


Até lá então!!!



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Anunciando para Breve!

No próximo dia 14 de Abril em São Paulo temos um
ENCONTRO MARCADO COM ELE!
CONTO COM TODOS VOCÊS!!!!!
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quinta-feira, 29 de março de 2007

Sais Minerais


SAIS MINERAIS

INTRODUÇÃO
Em meados do século XIX, com o emprego de métodos químicos para estudar os seres vivos, constatou-se que eles são constituídos por vários elementos presentes também no mundo mineral. Modernamente, a composição química da célula é bastante conhecida e estudada em um ramo da Biologia Celular denominado de Bioquímica Celular ou Citoquímica. A composição química da célula é a composição química da vida. Apesar da grande diversidade de formas de vida, todas apresentam em comum uma composição química básica com certos elementos, como carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S), variando somente em quantidade, de um grupo celular para outro ou de um grupo de ser vivo para outro. Os compostos que constituem os seres vivos estão divididos em dois grupos: inorgânicos (água, sais minerais) que também são encontrados livremente no mundo mineral, e orgânicos (proteínas, carboidratos, lipídios e ácidos nucléicos), que resultam da atividade metabólica das células.



SAIS MINERAIS
A água e os alimentos que você ingere trazem em sua composição uma certa porcentagem de elementos minerais que atuam principalmente como reguladores da atividade celular. Os sais minerais representam cerca de 1% do total da composição celular. Podem ser encontrados sob a forma insolúvel, entrando na composição de estruturas esqueléticas e de sustentação, como os ossos, nos vertebrados, ou os pólipos de corais ou carapaças de algas diatomáceas, entre outras. Quando os sais minerais se encontram dissolvidos em água, formam os íons. É sob essa forma que eles desempenham a sua atividade reguladora fundamental. A seguir, relacionaremos alguns dos principais íons com o seu respectivo papel biológico.
(PO4---) Íon Fosfato
É encontrado nos líquidos intercelulares e no plasma sangüíneo. No esqueleto, o íon fosfato, sob a forma de fosfato de cálcio, confere rigidez aos ossos. São fundamentais nos processos de transferência de energia na célula.
(Mg ++) Íon Magnésio
É o átomo central das moléculas de clorofila. Essa substância é fundamental na captação da energia solar, indispensável para a realização do processo de fotossíntese. (Cl-) Íon Cloreto - É um dos componentes do suco gástrico de animais sob a forma de ácido clorídrico HCl. Participa dos processos de equilíbrio hídrico celular.
(Na+) Íon Sódio
É o único íon que deve ser adicionado artificialmente à alimentação sob a forma de cloreto de sódio (NaCl - sal de cozinha), pois não se encontra nos alimentos em concentrações compatíveis com as necessidades celulares humanas. Está ligado à condução de estímulos nervosos nos neurônios.
(K+) Íon Potássio

Água










ÁGUA








CONCEITOS GERAIS
Nome comum que se aplica ao estado líquido do composto de hidrogênio e oxigênio, H2O. Em um documento científico apresentado em 1804, o químico francês Joseph Louis Gay-Lussac e o naturalista alemão Alexander von Humboldt demonstraram, conjuntamente, que a água consistia em dois volumes de hidrogênio e um de oxigênio, tal como se expressa na fórmula atual H2O.
Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos. Apenas uma pequena fração (menos de 3%) está em terra e a maior parte desta está sob a forma de gelo e neve ou abaixo da superfície (água subterrânea). Só uma fração muito pequena (cerca de 1%) de toda a água terrestre está diretamente disponível ao homem e aos outros organismos, sob a forma de lagos e rios, ou como umidade presente no solo, na atmosfera e como componente dos mais diversos organismos.





Água na natureza.
A água é um dos agentes ionizantes mais conhecidos. Como todas as substâncias são, de alguma maneira, solúveis em água, é conhecida, freqüentemente, como o solvente universal.
É o componente principal da matéria viva. Constitui de 50 a 90% da massa dos organismos vivos.
Atividade: Normalmente, quanto maior a atividade metabólica de um tecido, maior é a taxa de água que nele se encontra. Veja a tabela abaixo:

Geralmente, a taxa de água decresce com o aumento da idade. Assim, um feto humano de três meses tem 94% de água e um recém-nascido tem aproximadamente 69%. No homem, a água representa 65% do peso do corpo; em certos fungos, 83% do peso é de água; já nas medusas (águas-vivas) encontramos 98% de água. Os organismos mais "desidratados" são as sementes e os esporos de vegetais (10 a 20% de água). Sabemos, no entanto, que eles estão em estado de vida latente, somente voltando à atividade se a disponibilidade de água aumentar.





PROPRIEDADES
A água é muito importante sob o ponto de vista biológico, devido às suas propriedades físico-químicas. Dentre elas, pode-se citar:




- Calor específico: muito alto. Atua no equilíbrio da temperatura dentro da célula, impedindo mudanças bruscas de temperatura, que afetam o metabolismo celular.




- Poder de dissolução: muito grande. É, por isso, considerada o solvente universal. Essa propriedade é muito importante, pois todas as reações químicas celulares ocorrem em solução. Além disso, a água é importante meio de transporte de substâncias dentro e fora das células.




- Tensão superficial: grande. Moléculas com cargas aderem fortemente às moléculas de água, o que permite a manutenção da estabilidade coloidal.

FUNÇÕES
- Solvente universal: Atua como dissolvente da maioria das substâncias celulares. É o líquido em que estão dispersas as partículas do colóide celular. É fundamental para as reações químicas que ocorrem no organismo.




Exemplo: participa das reações de hidrólise na matéria viva.
- Transporte: Transporta substâncias dentro ou fora da células. É uma via de excreção, ou seja, arrasta para fora do corpo as substâncias nocivas produzidas pelo indivíduo, assim como as que estão em excesso.
- Termorregulação: É importante fator de termorregulação dos seres vivos. 0 calor específico da água, ou seja, número de calorias necessárias para elevar a temperatura de 1 grama de água de 14,5°C para (15,5°C) é o valor mais alto entre os solventes comuns, ou seja, igual a 1. Sabemos, experimentalmente, que quanto maior o calor específico de uma substância, menores variações de temperatura ela experimenta pois, quando se fornece calor a tal substância, determinada quantidade de calor é absorvida. Graças a isso, a água contida nos organismos vivos conserva, praticamente, constante a temperatura de tais organismos em relação ao seu ambiente. Deve-se, provavelmente, a tal propriedade o fato de terem sido os oceanos o meio ideal para a origem da vida e para a evolução das formas mais primitivas de seres vivos.

Lipídeos












Lipídios







Compostos orgânicos insolúveis na água porém solúveis em solventes orgânicos.



Desempenham diversas funções como produtores de energia (na falta de glicose), componente das membranas celulares, além de isolamento de órgãos.



Formados por ácidos graxos. Ácidos carboxílicos de cadeia longa. Os ácidos graxos saturados não possuem duplas ligações e geralmente são sólidos à temperatura ambiente. Como exemplos, temos gorduras de origem animal. Os ácidos graxos insaturados têm uma ou mais duplas ligações e geralmente líquidos à temperatura ambiente, óleos de origem vegetal.



- Classificação dos lipídeos:
- Triacilgliceróis: ligação de 3 moléculas de ácidos graxos (geralmente diferentes) com o glicerol.



Tem como função reserva energética.
- Fosfolipídeos: Ácidos Graxos e fosfato. Os mais importantes são derivados do glicerol. São importantes na estrutura das membranas celulares.
- Lipoproteínas: Associação entre lipídeos e proteínas. Transportam os lipídios no plasma. Como exemplos mais importantes, temos a LDL (Lipoproteína de baixa densidade) e HDL (lipoproteína de alta densidade). A LDL é importante transportadora de colesterol e está associada à denominação “Colesterol Ruim”, pois está associada a um aumento do risto de infarto do miocárdio.
- Esfingolipídios: Também formadores das membranas celulares. Formados por ácido graxo + esfingosina.



Carboidratos



Carboidratos:

CONCEITOS GERAIS
Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, apresentam como fórmula geral: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono" e são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas:
- Fonte de energia;
- Reserva de energia;
- Estrutural;
- Matéria-prima para a biossíntese de outras biomoléculas.
Na biosfera, há provavelmente mais carboidratos do que todas as outras matérias orgânicas juntas, graças à grande abundância, no reino vegetal, de dois polímeros da D-glucose, o amido e a celulose.
O carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro, importante para o funcionamento do coração e todo sistema nervoso.
O corpo armazena carboidratos em três lugares: fígado (300 a 400g), músculo (glicogênio) e sangue (glicose). Os carboidratos evitam que nossos músculos sejam digeridos para produção de energia, por isso se sua dieta for baixa em carboidratos, o corpo faz canibalismo muscular.
MONOSSACARÍDEOS
Os monossacarídeos, também chamados de açúcares simples, consistem numa só unidade cetônica. O mais abundante é o açúcar de seis carbonos D-glucose; é o monossacarídeo fundamental de onde muitos são derivados. A D-glucose é o principal combustível para a maioria dos organismos e o monômero primário básico dos polissacarídeos mais abundantes, tais como o amido e a celulose.
São os carboidratos mais simples, dos quais derivam todas as outras classes.
DISSACARÍDEOS
São carboidratos ditos glicosídeos, pois são formados a partir da ligação de 2 monossacarídeos através de ligações especiais denominadas "Ligações glicosídicas". A ligação glicosídica ocorre entre o carbono anomérico de um monossacarídeo e qualquer outro carbono do monossacarídeo seguinte, através de suas hidroxilas e com a saída de uma molécula de água.
Os glicosídeos podem ser formados também pela ligação de um carboidrato a uma estrutura não-carboidrato, como uma proteína, por exemplo.


POLISSACARÍDEOS
São os carboidratos complexos, macromoléculas formadas por milhares de unidades monossacarídicas ligadas entre si por ligações glicosídicas, unidas em longas cadeias lineares ou ramificadas. Os polissacarídeos possuem duas funções biológicas principais, como forma armazenadora de combustível e como elementos estruturais.
Os polissacarídeos mais importantes são os formados pela polimerização da glicose, em número de 3:
- O Amido: É o polissacarídeo de reserva da célula vegetal, formado por moléculas de glicose ligadas entre si através de numerosas ligações a (1,4) e poucas ligações a (1,6), ou "pontos de ramificação" da cadeia. Sua molécula é muito linear, e forma hélice em solução aquosa.
- O Glicogênio: É o polissacarídeo de reserva da célula animal. Muito semelhante ao amido, possui um número bem maior de ligações a (1,6), o que confere um alto grau de ramificação à sua molécula. Os vários pontos de ramificação constituem um importante impedimento à formação de uma estrutura em hélice.
- A Celulose: É o carboidrato mais abundante na natureza. Possui função estrutural na célula vegetal, como um componente importante da parede celular. Semelhante ao amido e ao glicogênio em composição, a celulose também é um polímero de glicose, mas formada por ligações tipo b (1,4). Este tipo de ligação glicosídica confere á molécula uma estrutura espacial muito linear, que forma fibras insolúveis em água e não digeríveis pelo ser humano.
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Noções de Metabolismo



Noções de Metabolismo

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- Nosso organismo é muito complexo, pois é formado por trilhões de células diferentes e por milhões de moléculas.
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- Apesar disso, há uma série de características que são comuns ao nosso corpo (assim como a todos os organismos vivos)
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- Nosso corpo se mantém íntegro porque há uma organização que permite o seu funcionamento. Essa organização é o Metabolismo Celular.
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- Metabolismo celular é o conjunto de todas as atividades de nossas células que são responsáveis pela manutenção de nosso organismo (através da multiplicação de nossas células para o nosso crescimento, eliminação de células velhas e doentes).


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- Há três tipos diferentes de metabolismo:
. energético: fornece energia para as reações químicas de nosso organismo.
. de construção (plástico): fornece a estrutura para que os componentes de nosso corpo possam funcionar adequadamente
. de controle: possuem as informações (instruções) para que as tarefas de nosso metabolismo sejam realizadas corretamente.
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-Apesar de nosso corpo ser composto por milhões de moléculas diferentes, toda essa infinidade de substâncias pode ser agrupada em apenas alguns tipos de moléculas orgânicas:
. Carboidratos: envolvidos principalmente com o metabolismo energético e plástico
. Lipídeos: envolvidos principalmente com o metabolismo energético e plástico
. Proteínas: associadas com o metabolismo de construção (por exemplo, as proteínas do citoesqueleto celular e a queratina de nossos cabelos) e com o metabolismo de controle (por exemplo, enzimas)
. Ácidos nucléicos: relacionados com o metabolismo de controle
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-Além disso, nosso corpo possui uma proporção em torno de 4-5% de moléculas inorgânicas (sais minerais) e uma imensa proporção de água (cerca de 60%)

quarta-feira, 28 de março de 2007

Avisos!

Pessoal,





Passei por aqui para dar alguns avisos:




1) amanhã estarei ministrando uma AULA TIRA-DÚVIDAS para as duas turmas do PRIMEIRO ANO. A aula será entre as 14 e 15h. QUEM QUISER APAREÇA!!!!!




2) Vou estar postando no BLOG um RESUMÃO da matéria dada até aqui. Acho que assim ficará mais fácil estudar para a Prova de Sexta.




3) Também estarei postando mais tarde mais alguns EXERCÍCIOS EXTRAS para facilitar o estudo para a prova de sexta.




4) Mais uma vez, gostaria de lembrar que VOCÊS NÃO DEVEM SE PREOCUPAR EXAGERADAMENTE COM O NOSSO TESTE e que o segredo para estudar biologia é APRENDER E NÃO DECORAR, viu!!!! Somente serão cobrados no teste o que foi falado em sala de aula e depois discutido nos exercícios.






POR FAVOR, AVISEM OS SEUS AMIGOS!!!!
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Quem alcançará os 1000 primeiro???



Pessoal,





Estou propondo um DESAFIO a todos vocês: GOSTARIA MUITO DE CHEGAR AS 1000 VISITAS (veja o contador no final do nosso Blog!!!!) antes que o Romário chegue aos seus 1000 gols!!!




Bem, o baixinho está na nossa frente no momento (ele tem 999 gols e nós 865 visitas!!!). Além disso, é muito provável que ele marque o seu miléssimo gol no próximo jogo em que atuará (domingo contra o Botafogo).

Será que conseguiremos chegar na frente do GRANDE BAIXINHO???

CONTO COM VOCÊS PARA ULTRAPASSARMOS MAIS ESSA BARREIRA
E FAZER ESSE GOL DE PLACA!!!
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segunda-feira, 26 de março de 2007

O Primeiro dos Vestibulares Seriados: o PAS da UnB


O Programa de Avaliação Seriada (PAS) foi idealizado, em 1985, pelo diretor do Serviço de Seleção do Vestibular (antigo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos - Cespe), Lauro Morhy. A proposta foi apresentada e aceita pelo então reitor Cristovam Buarque. Porém, o projeto não saiu do papel, pois o ministro da Educação não o aprovou. Apenas dez anos depois, as discussões sobre o programa recomeçaram.




Em março de 1995, foi constituída uma comissão mista para discutir as formas alternativas de ingresso na universidade. O documento final produzido por essa comissão foi encaminhado ao reitor João Cláudio Todorov em junho do mesmo ano, e serviu como base para a criação do projeto.


A partir daí, começou o trabalho de redação do PAS para a apreciação do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (CEPE). Na realidade, a discussão só havia começado. Para cumprir o proposto, era preciso integrar a universidade com os professores de ensino médio. Para isso, houve reuniões semanais com professores do ensino médio e da UnB, a fim de indicar conteúdos relevantes para avaliação dos estudantes. Desses fóruns abertos, surgiu o primeiro edital do PAS.


Em 1996, o programa foi implementado e a primeira prova realizada. Três anos mais tarde, os primeiro alunos entraram na UnB pelo novo processo seletivo.



O PAS avalia o conhecimento dos alunos ao término de cada série do ensino médio. A média dessas três notas resulta na classificação. A idéia é estimular melhorias no ensino médio e favorecer os candidatos.


No ano seguinte, a comissão apresentou à reitoria a minuta do edital da terceira etapa do Subprograma 1996. Ele incluiu a prova discursiva em língua portuguesa, que aborda conteúdos das diversas disciplinas. Essa interdisciplinaridade das provas é uma característica marcante do PAS.








Dúvidas sobre PAS

O que é o PAS?
O Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) foi criado há 10 anos como uma alternativa ao vestibular tradicional, para selecionar, de maneira sistemática e gradativa, futuros estudantes da UnB. Seu alicerce é a integração da educação básica com a superior, visando à melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis. O processo seletivo é realizado em três etapas, avaliando, ao final de cada ano letivo, apenas alunos matriculados no ensino médio. A média das três notas obtidas resulta na classificação dos candidatos

Quem pode participar do Programa?
Todos os alunos matriculados no ensino médio regular de três ou quatro anos. O processo seletivo é realizado em três etapas, sempre no final de cada ano letivo. Quem perde a 1ª etapa, no entanto, ainda pode participar das 2ª e 3ª etapas.

Quantas vagas são oferecidas pelo Programa?
50% das vagas oferecidas para cada curso de graduação da UnB, no primeiro semestre de cada ano letivo, destinam-se aos candidatos inscritos no PAS


Quem define, hoje, os objetos de avaliação que norteiam a elaboração das provas?
Os objetos de avaliação das provas, assim como a forma de cobrá-los, são definidos por comitês formados por educadores, tanto de escolas públicas quanto de particulares, e por professores


Em que momento o aluno opta pelo curso de graduação a que deseja concorrer?
A opção pelo curso de graduação é feita somente na 3ª e última etapa do Programa, por isso, não há relação candidato/vaga nas duas primeiras etapas

O aluno que perdeu a 1ª etapa pode participar do PAS normalmente?
Sim. O candidato que perde a 1ª etapa pode fazer as duas seguintes, mas ele ficará com nota zero na primeira, que tem peso 1. A 2ª etapa (peso 2) e a 3ª etapa (peso 3), por sua vez, são obrigatórias.

Como as provas são estruturadas?
Como nas edições anteriores, as provas para a 2ª etapa (Subprograma 2005) e para a 3ª etapa do PAS (Subprograma 2004) terão 150 itens, divididos em dois blocos de conhecimentos: • Linguagens e Códigos e Ciências Sociais: Artes (Visuais, Cênicas e Música), Língua Estrangeira (Língua Inglesa, Língua Francesa ou Língua Espanhola), Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia e História; • Ciências da Natureza e Matemática: Biologia, Química, Física e Matemática.


Como serão as provas da 1ª etapa (Subprograma 2006)?
A partir do subprograma 2006-2008, as provas não serão subdivididas em áreas do conhecimento. As questões serão multidisciplinares, com itens que transcendem conteúdos específicos, exigindo do aluno conhecimento global e capacidade crítica. Além disso, as obras de literatura exigidas não serão listadas à parte, mas inseridas no contexto dos objetos de conhecimento, abrindo espaço para outros tipos de leituras, como artigos e livros de cultura geral. Outra inovação está relacionada a Artes. A partir desse subprograma, o PAS trará questões tanto de Artes Cênicas quanto de Artes Visuais e Música e não apenas de uma dessas disciplinas separadamente. Assim, no ato da inscrição, o estudante precisará optar somente pela Língua Estrangeira de preferência, parte da prova que permanece como sempre foi.




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Respostas das Questões do PASES

Pessoal,






A pedido também da Bruna Leite (Primeiro Alfa), coloco abaixo as respostas para as questões do PASES da UFV.




Confiram se vocês acertaram! E se tiverem alguma dúvida, me avisem.



Questões do PASES:


(PASES-2005-2007) 31. Considere as seguintes estruturas celulares:


I. DNA circular.
II. citoesqueleto.
III. membranas internas.
IV. plasmídios.


Das estruturas celulares acima é CORRETO afirmar que ocorrem em células procarióticas apenas:

RESPOSTA CORRETA: a) I e II.


(PASES-2005-2007) 39. Os ribossomos têm como função X

RESPOSTA CORRETA: d) síntese de proteínas.


(PASES-2005-2007) 40. Considerando os carboidratos, os lipídeos, as proteínas e os ácidos nucléicos, é CORRETO afirmar que:

RESPOSTA CORRETA:e) os fosfolipídeos participam da constituição das membranas biológicas, bem como da formação dos hormônios esteróides.

(PASES-2004-2006)- 31. Com relação aos principais componentes orgânicos celulares, assinale a afirmativa INCORRETA.


RESPOSTA CORRETA:c) Celulose e quitina são carboidratos de reserva formados pelo mesmo monossacarídeo, a glicose.


(PASES-2004-2006)-33. O núcleo caracteriza a célula eucariótica e contém, praticamente, todo o material genético que controla as atividades celulares. Em geral, cada célula possui apenas um núcleo, entretanto algumas células apresentam dois ou mais. São exemplos de células que apresentam vários núcleos:


RESPOSTA CORRETA: d) as musculares esqueléticas.

(PASES-2004-2006)-37. Considerando as organelas celulares e suas respectivas funções, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

ORGANELAS FUNÇÕES

I. Mitocôndria ( ) Produção de proteínas
II. Lisossomo ( ) Fotossíntese
III. Retículo endoplasmático rugoso ( ) Digestão intracelular
IV. Cloroplasto ( ) Respiração celular
V. Retículo endoplasmático liso ( ) Produção de lipídeos

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

RESPOSTA CORRETA: e) III, IV, II, I, V.

(PASES-2004-2006)- QUESTÕES OBJETIVAS

08. O número de obesos tem aumentado muito nas sociedades modernas. A obesidade pode estar associada a causas genéticas, mas a ingestão excessiva de alimentos e a falta de exercícios físicos são fatores que podem levar o indivíduo a esta condição, que tem o diabetes melito como uma de suas conseqüências mais comuns. Considerando o exposto, faça o que se pede:
a) Cite duas funções da gordura em nosso organismo.

RESPOSTA CORRETA: a gordura ou lipídeos tem um papel estrutural e um papel energético (reserva de energia)

b) Denomine a célula que tem como função principal o acúmulo de gordura.

RESPOSTA CORRETA: adipócito

c) Além dos lipídeos, cite outro nutriente que é facilmente convertido em gordura e armazenado em nosso organismo.

RESPOSTA CORRETA: os carboidratos

d) Cite o hormônio cuja falta ou diminuição está diretamente associada ao surgimento do diabetes melito.
RESPOSTA CORRETA: a insulina do pâncreas

07. O esquema abaixo representa uma célula vegetal.

Analise o esquema acima e responda aos itens a seguir.



a) Identifique a estrutura indicada por I.


RESPOSTA CORRETA: o citoesqueleto



b) Cite a principal função da estrutura indicada por V.



RESPOSTA CORRETA: É um cloroplasto e está envolvida com a produção de glicose para a geração de energia metabólica





c) Cite o nome da estrutura, indicada no esquema, responsável pela síntese protéica.



RESPOSTA CORRETA: número II, Retículo Endoplasmático Rugoso



d) Cite os nomes de duas estruturas observadas no esquema acima, não encontradas em células animais.

RESPOSTA CORRETA: os números IV e V, respectivamente cloroplastos (produção de glicose a partir da radiação solar) e parede ceular (papel estrutural).








E aí, me contem quantas vocês acertaram!
.........xxxXxxx........

Respostas das Provas do PAS

Pessoal,





Conforme me pediu a Bruna Leite (Primeiro Alfa), estou colocando abaixo as respostas das questões que postei sobre o PAS da UFL. Essas postadas em 20 de fevereiro e que, por esquecimento, estão até hoje sem resposta!!! - me desculpem!



Assim, vocês poderão conferir como vocês estão preparados para esse vestibular seriado.



E caso, vocês tenham dúvidas, me avisem para que possamos discutí-las!





Questões do PAS:

QUESTÃO No 01 (PAS-2000) Os cães domésticos, as raposas e os lobos pertencem à mesma família Canidae. Baseando-se exclusivamente nessa informação, é possível afirmar que esses animais pertencem:

RESPOSTA CORRETA: b) à mesma ordem, mesma classe.



QUESTÃO No 03 (PAS-2000) Um vírus possui

RESPOSTA CORRETA: d) uma capa protéica envolvendo o ácido nucléico, que pode ser RNA ou DNA.


QUESTÃO No 01 (PAS 2001) Qual das alternativas abaixo apresenta a seqüência correta dos níveis de organização de um organismo:


RESPOSTA CORRETA: e) Célula > Tecido > Órgão > Sistema > Organismo


QUESTÃO No 04 (PAS 2001) Tanto os autótrofos como os heterótrofos usam como molécula energética para suas atividades celulares vitais, na maioria dos casos, o


RESPOSTA CORRETA: d) ATP


QUESTÃO No 07 (PAS 2003) Em células submetidas à intensa atividade metabólica, como as musculares, existe uma grande quantidade de mitocôndrias. Isso se deve ao fato de essas organelas serem responsáveis pela


RESPOSTA CORRETA: a) produção de ATP.



QUESTÃO No 02 (PAS 2003) Para identificar o agente causador de uma doença observada em uma lavoura de milho, o pesquisador coletou amostras nas lesões, cultivou o agente em meio de cultura e avaliou-o usando microscópio de luz. Após seu estudo, ele pôde afirmar que se tratava de um organismo unicelular, com parede celular e uma molécula de DNA dispersa no citoplasma, tratando-se, portanto, de


RESPOSTA CORRETA: e) uma bactéria.


QUESTÃO No 01 (PAS 2004) Um cientista, estudando a fauna de insetos da Mata Atlântica, encontrou uma espécie cujos caracteres morfológicos não se encaixavam naquelas características dos gêneros de sua família. Isso permitirá ao cientista propor


RESPOSTA CORRETA: b) uma nova família com um novo gênero.



QUESTÃO No 04 (PAS 2005) A célula é a unidade funcional e morfológica dos seres vivos, podendo ser eucariótica ou procariótica. Considerando as células eucarióticas ou os seres vivos formados por esse tipo de célula, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta.


RESPOSTA CORRETA: b) São células que apresentam membrana plasmática, núcleo envolto por carioteca e citoplasma



QUESTÃO No 03 (PAS 2004) Várias características dos seres vivos podem ser compartilhadas com formas inanimadas de organização molecular. Contudo, pode-se afirmar que a característica exclusiva dos seres vivos é


RESPOSTA CORRETA: b) uma organização celular com núcleo envolvido por membrana.







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Sites da UFLA e da UFV

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Thaís Cavalcante deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Dicas sobre Viçosa":



Jerry, qual é o site da faculdade? você sabe?gostaria de saber quais são os cursos disponíveis.



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Respondendo a dúvida da Thaís (Segundo Beta), os sites das Universidades Federais de Lavras (de que falei primeiro, lembra-se?) e de Viçosa são:



. UFLA: http://www.ufla.br/ (entre no site e clique em COPESE - é o penúltimo ítem a esquerda - e você será direcionado para http://www.copese.ufla.br/, onde você deve procurar o PAS á direita).


. UFV: www.ufv.br/ (entre no link vestibular acima do site e você será direcionado para o local com informações sobre o PASES - é só clicar depois a direita)



Ambos os sites trazem uma série de informações importantes como: dados sobre a cidade, cursos oferecidos e datas de vestibular. também você irá encontrar tudo sobre os vestibulares seraidos oferecidos por essas Universidades (datas de provas, locais de inscrição, documentos necessários, pontuação, matérias das provas e provas já feitas para que vocé possa se prepara melhor).


Vale realmente a pena fazer uma visita a estes sites!!!


Além disso, gostaria de pedir a todos os alunos que escolham entre um ou outro vestibular seriado que
ME AVISEM PARA QUE POSSAMOS FAZER UMA PREPARAÇÃO ESPECÍFICA!



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domingo, 25 de março de 2007

Colesterol, Vilão ou Mocinho?


Pessoal,


O Pergunte a um Cientista fala hoje sobre o Colesterol:



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Colestrol, Vilão ou Mocinho?




O colesterol é produzido no organismo e fornecido pela alimentação. Está presente exclusivamente nos alimentos de origem animal: carnes, frutos do mar, miúdos, gema de ovo, leite e derivados, etc. Faz parte da estrutura das membranas celulares e é necessária para a produção de certos hormônios (denominados esteróides) e dos sais biliares.



O colesterol da dieta é absorvido no intestino e incorporado e transportado pelos quilomícrons (proteína que serva para transportar as gorduras formadas no intestino). Após descarregar os lipídeos no tecido adiposo, os quilimícrons levam o colesterol até o fígado, lugar onde uma parte será usada como precursor de hormônios e de sais biliares, outra parte será eliminada - junto com a bílis - no intestino, e o resto passará para o sangue.




O colesterol é uma gordura e, como a gordura não se dissolve na água (o plasma é fundamentalmente constituído por água), o organismo associa-lhe uma proteína que seja solúvel na água, por isso ele se associa com algumas proteínas (formando as lipoproteínas) para que possa ser transportado pela corrente sangüínea.



É importante deixar claro que claro que colesterol é colesterol, e por isso, não existe um bom e um ruim. Esta crença popular é apenas uma maneira fácil de falar sobre o efeito protetor ou não das partículas que transportam o colesterol no corpo humano.


O corpo humano possui diferentes lipoproteínas, como por exemplo as de baixa densidade (low density lipoprotein) são conhecidas como LDL, o chamado mau colesterol, e as alta densidade (high density lipoprotein – HDL), como bom colesterol.



As lipoproteínas se encarregam do transporte do colesterol desde o fígado até os tecidos de nosso organismo, e neste processo, o excesso de colesterol vai se depositando nas artérias, por isso o termo "colesterol ruim". Destes dois, aquele que mais facilmente se introduz e se deposita nos vasos anguineos é o LDL ou mau colesterol. As gorduras que se alojam no interior de nossos vasos sanguíneos vão deformando o interior da artéria e vão roubando o espaço que é importante para a circulação se processar normalmente. Como consequência, a artéria vai ficando cada vez mais obstruída e acabam interrompendo a normal circulação.



Por outro lado, as HDL se encarregam de recolher o excesso de colesterol do sangue e de levá-lo ao fígado para ser degradado, e por isso é chamado de "colesterol bom" , já que protege contra as enfermidades cardiovasculares.


Nos últimos anos comprovou-se que o teor da fração de colesterol unido ao LDL ou as HDL fornece um diagnóstico mais exato do risco de aterosclerose (entupimento das artérias) do que o valor da concentração de colesterol total. Os valores de HDL, ou colesterol bom (pois é a fração que irá até o fígado para ser eliminada), devem ser maiores do que 40 miligramas por decilitro, enquanto que os de LDL devem ser inferiores a 130.


Está bem demonstrado que quanto mais alto o colesterol do sangue maior o risco de aterosclerose, doença que causa a angina do peito, o infarto do miocárdio e os acidentes vasculares cerebrais ou derrames. A aterosclerose é a principal causa de morte em nosso país. Origina-se da associação de fatores, como hipertensão arterial, sedentarismo, diabetes, obesidade, fumo e aumento do colesterol no sangue. Há também uma predisposição hereditária envolvidos nesse processo



Uma dieta rica em gorduras saturadas e pobre em gorduras poliinsaturadas (óleos vegetais) e fibras; diabete não controlada; baixa concentração de hormônios tireóides também contribui para um maior risco de arterosclerose.



O valor do colesterol considerado normal situa-se nas 190 miligramas por decilitro de sangue. Não é normal as pessoas terem valores superiores. De fato, um colesterol elevado significa um risco para as artérias. E, com os hábitos alimentares e com a inactividade física que há hoje em dia, de uma forma mais ou menos marcada, é fácil encontrar em populações jovens valores bem acima dos 190 mg/dl.


Como você pode ver, o que é bom ou ruim são os níveis plasmáticos destas lipoproteínas. O ideal é manter níveis baixos de LDL, e níveis altos de HDL.


O colesterol elevado não apresenta sintomas; a única forma de detectarmos alterações é por sua dosagem no sangue. Quando a concentração é muito elevada (acima de 750 miligramas por decilitro) pode ocorrer aumento do tamanho do fígado e do baço e inclusive podem aparecer sintomas de pancreatite (inflamação no pâncreas). O colesterol elevado é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares.



Meça o seu colesterol, se você tem mais de 20 anos e se você tem familiares que tiveram angina ou infarto antes dos 45 anos. Se o nível estiver alto, a primeira medida é modificar a dieta, que deve ser pobre em gorduras saturadas e colesterol e que deve incluir fibras (principalmente farelo de trigo) e óleos (gorduras poliinsaturadas), especialmente o linoléico, pois participa do metabolismo do colesterol. Outros fatores que colaboram são fazer exercício, deixar de fumar e emagrecer. Também existem fármacos que ajudam a diminuir os teores de colesterol.


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sexta-feira, 23 de março de 2007

Tem Artigo Novo Na Ciência Hoje!




Pessoal,

Estou aqui para convidar vocês para visitar o site da Revista Ciência Hoje e dar uma lida em meu novo artigo.



Ele fala sobre algo que certamente interessará a todos vocês: Os fatores que influenciam na cor de nossos olhos.


Vocês se lembram que há alguns dias pedi sugestões sobre que tema deveria tratar nessa semana na Revista? Apesar de não ter utilizado as sugestões dadas por vários alunos e alunas (agradeço aos participantes!!!!), acabei optando por falar de um tema que estou tratando agora nos Terceiros Anos e de que tratarei nos Primeiros Anos ainda nesse ano.


Espero, então, a sua visita e suas opiniões e sugestões!

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terça-feira, 20 de março de 2007

Você vai Arrebentar no PASES!!!!!


(PASES-2005-2007) 31. Considere as seguintes estruturas celulares:
I. DNA circular.
II. citoesqueleto.
III. membranas internas.
IV. plasmídios.
Das estruturas celulares acima é CORRETO afirmar que ocorrem em células procarióticas apenas:
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e IV.
e) I e III.










(PASES-2005-2007) 39. Os ribossomos têm como função a:
a) síntese de lipídeos.
b) digestão intracelular.
c) respiração celular.
d) síntese de proteínas.
e) fotossíntese.







(PASES-2005-2007) 40. Considerando os carboidratos, os lipídeos, as proteínas e os ácidos
nucléicos, é CORRETO afirmar que:
a) os catalisadores enzimáticos aumentam a velocidade das reações, sendo continuamente consumidos no processo.
b) os carboidratos e os lipídeos participam na formação do DNA, bem como no fornecimento de energia.
c) a desnaturação das proteínas resulta na perda da atividade biológica, podendo ser reversível.
d) os ácidos nucléicos recebem essa denominação porque, nas células eucarióticas, estão restritos ao núcleo.
e) os fosfolipídeos participam da constituição das membranas biológicas, bem como da formação dos hormônios esteróides.










(PASES-2004-2006)- 31. Com relação aos principais componentes orgânicos celulares, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Proteínas, quando digeridas pelos sucos gástrico e entérico, produzem moléculas orgânicas menores denominadas aminoácidos.
b) Óleos e gorduras são exemplos de lipídeos e uma das características marcantes dessas substâncias é a sua baixa solubilidade em água.
c) Celulose e quitina são carboidratos de reserva formados pelo mesmo monossacarídeo, a glicose.
d) Enzimas são, em geral, proteínas que atuam como catalisadores nos milhares de reações que ocorrem nos organismos vivos.
e) Nucleotídeos formam os ácidos nucléicos e são compostos por uma molécula de açúcar, uma de ácido fosfórico e uma base nitrogenada.













(PASES-2004-2006)-33. O núcleo caracteriza a célula eucariótica e contém, praticamente, todo o material genético que controla as atividades celulares. Em geral, cada célula possui apenas um núcleo, entretanto algumas células apresentam dois ou mais. São exemplos de células que apresentam vários núcleos:
a) as musculares lisas.
b) os neurônios.
c) os leucócitos.
d) as musculares esqueléticas.
e) as epiteliais.










(PASES-2004-2006)-37. Considerando as organelas celulares e suas respectivas funções,
enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
ORGANELAS FUNÇÕES
I. Mitocôndria ( ) Produção de proteínas
II. Lisossomo ( ) Fotossíntese
III. Retículo endoplasmático rugoso ( ) Digestão intracelular
IV. Cloroplasto ( ) Respiração celular
V. Retículo endoplasmático liso ( ) Produção de lipídeos
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.
a) II, III, V, IV, I.
b) V, IV, II, I, III.
c) II, IV, III, I, V.
d) III, I, II, IV, V.
e) III, IV, II, I, V.










(PASES-2004-2006)- QUESTÕES OBJETIVAS






08. O número de obesos tem aumentado muito nas sociedades modernas. A obesidade pode estar associada a causas genéticas, mas a ingestão excessiva de alimentos e a falta de exercícios físicos são fatores que podem levar o indivíduo a esta condição, que tem o diabetes melito como
uma de suas conseqüências mais comuns. Considerando o exposto, faça o que se pede:
a) Cite duas funções da gordura em nosso organismo.
b) Denomine a célula que tem como função principal o acúmulo de gordura.
c) Além dos lipídeos, cite outro nutriente que é facilmente convertido em gordura e armazenado em nosso organismo.
d) Cite o hormônio cuja falta ou diminuição está diretamente associada ao
surgimento do diabetes melito.







07. O esquema abaixo representa uma célula vegetal.






Analise o esquema acima e responda aos itens a seguir.
a) Identifique a estrutura indicada por I.
b) Cite a principal função da estrutura indicada por V.
c) Cite o nome da estrutura, indicada no esquema, responsável pela síntese protéica.
d) Cite os nomes de duas estruturas observadas no esquema acima, não encontradas em células animais.








vvvvVVVvvvv

E Morar em Viçosa, Interessa?


Viçosa localiza-se em Minas Gerais a cerca de 230 Km de Belo Horizonte. A cidade possui uma população estimada em 2004 era de 194.624 habitantes. Contudo, a contagem da sua população se torna muito confusa devido a flutuação gerada pela presença dos estudantes universitários que superam o número dos 12.000. Muitos ficam na cidade apenas para graduação, outros continuam para mestrado, doutorado, projetos de pesquisa, etc.








A cidade descobriu sua vocação, o ensino, e hoje conta com várias faculdades além - é claro - da forte presença da Universidade Federal de Viçosa, fundada, pelo então Presidente do Estado de Minas Gerais e futuro Presidente da Repúplica, Artur da Silva Bernardes, nascido nesta cidade. Cidade da cultura e do conhecimento devido a presença da Universidade Federal de Viçosa e de mais 3 outras instituições de ensino superior: ESUV, Faculdade de Viçosa e UniViçosa.








Toda a vida da cidade gira em torno da educação. Viçosa é sede de bons colégios e outras escolas de primeiro e segundo graus e de preparação para o vestibular. Viçosa, tem poucas indústrias e ter indústrias não é a vocação desta cidade incrustada entre montanhas. Entretanto, é uma cidade de ótimos médicos, dentistas, advogados, educadores e outros profissionais que se instalaram aqui, e transformaram Viçosa num pólo prestador de serviços.









Vários restaurantes, pizzarias e choperias. Tres shoppings e um área comercial bem localizada com muito movimento. Como um dado interessante, apresenta a 4ª maior relação veículo/habitante do estado de Minas Gerais, sendo estimada em 1 carro para cada quatro habitantes.E também, apresenta-se como a 4ª cidade mineira a apresentar maior numero de edificações com mais de 5 andares.








A Universidade Federal de Viçosa (UFV) é uma Universidade pública e é um centro reconhecido principalmente as ciências agrárias. universidade é divida em centros e estes são divididos em departamentos, que são responsáveis pelos cursos de graduação e pós-graduação. Os Cursos na área Biológica são: agronomia, bioquímica, ciência e tecnologia de latiínios, ciências biológicas, educação física, engenharia ambiental, engenharia agrícola, engenharia de alimentos, medicina veterinária, nutrição, gestão de agronegócios e zootecnia.




Quanto a Viçosa, eu posso dar meu testemunho pessoal: estive na cidade (que não é bonita não!!) por um mês fazendo um estágio na UFV. A Universidade é uma das mais bonitas (se naão for a mais...) que conheci no Brasil e tudo na cidade gira em torno da UFV (festas, vida cultural, etc.). Garanto que aqueles que optarem por Viçosa irão gostar!






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O "PASES" para Entrar na Federal de Viçosa

Pessoal,



Continuando nossa viagem pelo mundo dos Vestibulares Seriados, hoje vamos conhecer o Programa da Universidade Federal de Viçosa (PASES- Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior)

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O QUE É O PASES?
O PASES, um programa trienal, consiste em avaliar os participantes por três vezes consecutivas, uma ao final de cada ano, e, após a terceira avaliação, classificá-los para ocupar uma das vagas de um dos cursos oferecidos pela UFV no primeiro ano letivo após a terceira etapa das provas, sendo uma outra forma de propiciar ao estudante acesso à Universidade Federal de Viçosa (UFV).

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QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO PASES?
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Proporcionar um processo de seleção menos tenso que o concurso vestibular.
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Valorizar o conhecimento adquirido pelo estudante tão logo tenha sido assimilado.
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Oferecer a oportunidade de, no transcorrer do ensino médio, comparar-se com candidatos de diferentes escolas, corrigindo falhas, redirecionando seus estudos e definindo suas aptidões.
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Propiciar duas oportunidades de ocupar uma das vagas de um dos cursos oferecidos pela UFV, classificando-o pelo seu melhor rendimento percentual: PASES ou Vestibular
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COM AS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO
Promover uma relação entre a UFV e as escolas de ensino médio que tiverem aluno inscrito no programa.
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Incentivar maior interação entre as Coordenações das Licenciaturas oferecidas pela UFV e as escolas de ensino médio, corrigindo falhas e reduzindo deficiências.
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Compatibilizar os programas com as novas propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's.
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COM O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO
Subsidiar o professor com relatórios estatísticos dos rendimentos dos participantes do programa e soluções comentadas das provas já realizadas.

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Intensificar os programas de extensão relativos a treinamento e, ou, atualização de professores do Ensino Médio.

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COMO É CALCULADO O RENDIMENTO DO PASES?
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O rendimento final de cada participante do programa, relativo ao triênio, decorrerá do somatório das 3 (três) etapas calculadas de acordo com a seguinte ponderação: - 1º etapa - 20% - 2º etapa - 30% - 3º etapa - 50%
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Como na 3º etapa do PASES o candidato realiza as mesmas provas do vestibular, ele também concorrerá com os 100% desta avaliação. Assim, para efeito de classificação compara-se o somatório das 3 (três) etapas do triênio com o percentual obtido na 3º etapa do triênio (em 100%), prevalecendo o maior rendimento.
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O rendimento único da 3º etapa(em 100%) somente será considerado se o candidato alcançar percentual igual ou superior ao rendimento mínimo, do curso pretendido no vestibular de 2006, para correção das provas discursivas e da redação. Caso contrário, como o Programa PASES prevê a correção de todas as avaliações dos inscritos, o participante somente poderá utilizar-se do somatório das 3 (três) etapas para efeito de classificação final, desde que não tenha sido eliminado do programa.
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COMO É O PROGRAMA DE BIOLOGIA DO PASES PARA ALUNOS DO 1o. ANO?

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A prova visa avaliar os conhecimentos básicos de Biologia. O candidato deverá ser capaz de interpretar textos, gráficos e tabelas, utilizando-os na resolução dos problemas propostos. Dar-se-á ênfase a questões que permitam avaliar suas habilidades intelectuais, reduzindo-se ao mínimo o conhecimento da terminologia especializada e de pormenores estruturais ou bioquímicos. Poderão, ainda, ser abordados temas relevantes dentro das ciências biológicas que tenham sido destacados pela mídia, mesmo que não constem nos livros didáticos, e façam parte dos conteúdos programáticos dos respectivos períodos do ensino médio.

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• Características Gerais da Célula – Noções de bioquímica celular. Estrutura e função dos componentes citoplasmáticos e nucleares

. Ciclo celular: mitose e meiose

. Metabolismo energético

. Diversidade celular.
• Características Gerais dos Tecidos – Classificação, estrutura e função dos diversos tecidos animal e vegetal.
• Características Gerais da Reprodução e do Desenvolvimento – Aparelho reprodutor, gametogênese, reprodução e fecundação de animais e vegetais


. Tipos de ovos, segmentação e desenvolvimento embrionário

. Tipo e função de anexos embrionários.

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(OBS: o programa das outras matérias encontra-se no site da UFV (http://www.ufv.br/).





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